18/12/09 12h37

Mexicana Homex entrega primeiras unidades e firma presença no Brasil

Valor Econômico

Há apenas quatro meses, a mexicana Homex se instalava discretamente no Brasil, com um discurso tímido - o mercado brasileiro ainda era um teste. Agora, com uma operação mais robusta, muda o tom e assegura que veio para ficar. "Somos brasileños", diz, em bom espanhol o diretor de expansão internacional, Alberto Urquiza. Ele pretende investir US$ 50 milhões na nova operação em 2010 e já tem mais três projetos para lançar, dois em Marília e um em campo Grande.

Ontem, a empresa fez uma entrega quase simbólica de um quarteirão de casas de seu primeiro empreendimento brasileiro, na cidade de São José dos Campos. "Queremos mostrar à sociedade brasileira que temos palavra, quando dissemos que entregaríamos casas ainda este ano, e reafirmar nosso compromisso com o país", diz Gerardo de Nicolás, presidente da companhia, que está no Brasil para o evento da entrega das casas.

Para uma empresa com tradição na baixa renda, como a Homex - que serviu de inspiração e modelo para muitas empresas brasileiras na época das aberturas de capital- estar presente no mercado brasileiro, neste momento, é quase uma obrigação. Com o dobro da população mexicana e o dobro do PIB, mas ainda um passo atrás no déficit habitacional, o Brasil ganhou espaço nos planos da companhia. Nicolas admite, inclusive, que uma presença maior no mercado brasileiro passou a ser uma cobrança dos investidores. A empresa está em busca de terrenos - mira cidades com mais de 300 mil habitantes, que tenham disponibilidade de terrenos com mais 200 mil habitantes, bom potencial de renda e déficit habitacional.