Miami Brasileira: Praia Grande é a quarta cidade que mais recebe turistas no Brasil e a que mais cresce no país
Cidade também recebe elogios públicos de famosos, como Caio Castro e Craque Neto
A TribunaConsiderada a ‘Miami Brasileira’ por Caio Castro e, na opinião do Craque Neto, melhor do que Guarujá, Copacabana e Maresias, a cidade de Praia Grande foi eleita pelo Ministério do Turismo a quarta cidade que mais recebe turistas do país durante a temporada de verão, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.
Durante o verão, cerca de 1,86 milhão de turistas se dirigem a Praia Grande, número que supera em cinco vezes a sua população fixa, segundo a Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo. Seu crescimento, em infraestrutura e quantidade de habitantes, teve uma rápida expansão entre 2000 e 2009, a ponto de receber, em 2015, o título de ‘a cidade que mais cresce no Brasil’.
Esse aumento ganhou impulso na década de 1980, com a inauguração da Ponte do Mar Pequeno, no trecho final da Rodovia dos Imigrantes, que acabou resolvendo dois problemas de uma só vez – desafogou o trânsito na saturada Ponte Pênsil e, ao mesmo tempo, fez Praia Grande ganhar acesso direto à Capital.
Na década de 1990, Praia Grande passou a integrar o grupo de cidades com orla totalmente urbanizada e saneamento completo. Com 22,5 km de extensão, seu litoral é dividido em 12 praias, sendo o Boqueirão o centro do município. A cidade abriga a maior orla urbanizada do Brasil, com ciclovias, quiosques transformados em restaurantes, feiras, praças e outros atrativos que garantem boa infraestrutura e balneabilidade durante todo o ano.
Além das praias, destacam-se pontos como a Estátua de Netuno, em bronze, na Cidade Ocian, e a Avenida dos Sindicatos, com 30 colônias de férias e mais de 10 mil leitos — o maior complexo do tipo na América Latina. Já a Praça da Paz, no Boqueirão, exibe esculturas de dez metros homenageando figuras como Gandhi, Mandela e Madre Teresa.
Na alta temporada, a cidade ganha movimento intenso, com ampla oferta de hospedagem e aumento nos preços. Para quem busca tranquilidade em Praia Grande, o ideal é visitar o município fora da alta temporada, conforme aponta a Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo. Entre outubro e novembro ou de março a abril, a cidade fica mais vazia e os preços caem.
A região mais movimentada é o Boqueirão, centro comercial e de serviços. A oferta de hospedagem é ampla, com hotéis, pousadas e muitos apartamentos para aluguel por diária — na temporada, é bom reservar com antecedência. Na gastronomia, há variedade: de restaurantes a lanchonetes, com opções para todos os gostos e orçamentos