14/12/11 17h38

Microsoft Tecnologies Center inaugura em janeiro, em São Paulo

Techtudo

Centro servirá como laboratório para clientes e parceiros realizarem provas de conceito com produtos e serviços da empresa.

O ano de 2011 foi um ano bom para a Microsoft do Brasil, segundo o presidente da companhia, Michel Levy, de grandes investimentos no País. Entre eles, a instalação do segundo Microsoft Tecnologies Center na América Latina, em São Paulo. O outro fica no México.

Inicialmente prevista para o fim deste ano, a inaugração do centro de tecnologia será em janeiro de 2012 e abrigará um poderoso data center capaz de suportar provas de conceito de tecnologias e simulações em ambientes de alta performance. "O cliente que quiser simular uma operações de varejo completa, usando produtos e serviços da Microsoft, poderá fazer isso no centro", explica Levy.

A empresa investirá 10 milhões de dólares na empreitada, entre 2011 e 2013, e além de um laboratório das tecnologias da Microsoft, com espaço de 1,5 mil metros quadrados, será também uma vitrine do novo posicionamento da empresa, voltado para a pestação de serviços na nuvem.

"A Microsoft está em um processo de migração para o mecado de serviço, onde software passa a ser um meio e não um fim", afirma Levy. "Fala-se muito da era Pós-PC. Nós na Microsoft estamos vivendo a era Pós-pós-PC, na qual reconhecemos que há uma multiplicidade de dispositivos dos mais diversos formatos através dos quais empresas e pessoas consomem serviço a nuvem", explica ele. Nesse cenário no qual você precisa ter dispositivos, servidores, banda larga e aplicativos, a Microsoft quer ser uma fornecedora de serviços e aplicações.

"Isso muda até a forma com que a gente mede o mercado hoje. A venda de software deixará de mais um parâmetro para a Microsoft. Em 10 anos vamos vender só serviço. Hoje, já estamos prontos para atender ambientes híbridos, onde parte da solução está na nuvem privada, parte na nuvem pública e parte ainda rodando na sua própria infraestrutura, no seus próprios servidores", diz Levy.

Além do data center do Tecnologies Center a Microsoft já confirmou investimentos não revelados na construção de um data center próprio no país para garantir a qualidade das operações e o uso de serviços de colocation e sindication em data centers comerciais para suportar o oferta de serviços como e-mail e o pacote de produtividade Office 365. Empreendimentos que, em 2012, deverão concentrar os investimentos da companhia no Brasil.

Mobilidade
Diante do cenário de multiplos dispositivos, mobilidade é um segmento de mercado onde a empresa precisa recuperar terreno, com urgência. No Brasil, onde o Windows Phone 7 já chegou em aparelhos de dois fabricantes, HTC e Samsung, vendidos por operadoras e, até o Natal, também por lojas especializadas, a expectativa de Levy é chegar conquistar expressiva fatia de mercado, principalmente a partir do início de venda dos primeiros modelos da Nokia. No mundo, a Microsoft trabalha com a perspectiva de conquistar de 25% a 30% do mercado de smartphones em muito pouco tempo.

Com relação ao mercado brasileiro, a subsidiária da Microsoft está otimista para 2012. As projeções são as de que os investimentos em TI continuarão aquecidos, proporcionalmente à queda do PIB. "Todo mundo hoje precisa de TI para aumentar a produtividade, no trabalho ou em casa", afirma Levy. "TI é chave para aumentar a competitividade do país", ressalta o executivo.