27/04/15 13h30

Microsoft vai se expandir com lojas no Brasil

Folha de S. Paulo

A Microsoft abrirá sua primeira loja física na América do Sul na próxima quarta-feira (29), no shopping Eldorado, em São Paulo.

A unidade faz parte da estratégia de migração dos pontos da Nokia, cuja divisão de dispositivos móveis foi adquirida pela companhia americana em 2014, em lojas com bandeira Microsoft.

No Brasil, são cerca de 50 franquias Nokia distribuídas em 13 Estados. Dois franqueados detêm as operações.

O país, que é um dos cinco mais importantes para as operações globais da empresa, será o primeiro a passar pela mudança nas lojas.

"As unidades vão oferecer uma experiência completa ao consumidor e nos ajudar a entender seu comportamento e suas preferências", afirma Cármine Silvestri, diretor-geral da Microsoft e ex-presidente da Nokia no Brasil.

Hoje, a venda de produtos para pessoas físicas é feita por meio do site da empresa e por lojas de varejo e de operadoras de telefonia.

As unidades exclusivas, entretanto, não concorrerão com as varejistas, de acordo com o executivo.

"As tendências de consumo que conseguiremos identificar nas lojas da Microsoft serão compartilhadas com os nossos parceiros."

As franquias venderão de sistema operacional e pacote office a smartphones.

Até o fim do ano que vem, a companhia pretende dobrar as unidades em funcionamento em todo o país. Estados Unidos, Canadá e Porto Rico têm, juntos, 111 pontos em operação.

A migração das lojas Nokia em Microsoft deverá ser concluída em dois meses.