21/05/15 14h25

Mira Paulista

Folha de S. Paulo

Na contramão das redes de franquias que migraram seu foco de expansão do Sudeste para o Nordeste, as Óticas Diniz vão priorizar a cidade de São Paulo e a região metropolitana.

A empresa, fundada no Maranhão, prevê abrir 120 lojas neste ano no país.

"Estamos em cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes, mas agora queremos ampliar nossa presença na Grande São Paulo", diz Arione Diniz, presidente e fundador da rede.

A região, hoje com 140 unidades, tem potencial para mais 200 nos próximos cinco anos, segundo ele.

"Era para termos pelo menos 500 lojas em São Paulo e Rio, mas demoramos para entrar nesses mercados. Estamos neles há cinco anos."

Além dos novos pontos, a empresa vai iniciar no segundo semestre um modelo de conversão de óticas menores em Óticas Diniz.

"O proprietário terá incentivos como um ano de isenção de taxa de franquia", afirma.

Cerca de 80% das lojas em operação são de rua.

"É importante estarmos na rua por sermos uma ótica popular. Mas as lojas de shopping, apesar de mais caras, dão visibilidade."

R$ 450 milhões
foi o faturamento da rede no ano passado

800
são as lojas em funcionamento no país

1.300
é o número de funcionários

R$ 150 mil
é o custo médio para abrir uma franquia das Óticas Diniz