12/07/17 13h35

Missão brasileira a Portugal prevê colaboração com instituições inovadoras lusitanas

Agência CT&I

Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) iniciaram nesta segunda-feira (10) agenda em Portugal, ao visitar as sedes da multinacional Tekever, do Instituto de Sistemas de Robótica do Instituto Superior Técnico (ISR-IST) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (Inesc-ID). Até a próxima semana no país europeu, a delegação brasileira participa de reuniões bilaterais e visita centros de pesquisa e parques tecnológicos de diversas cidades.

“Seja no setor público ou no privado, existe um caminho bastante promissor para a inovação portuguesa em robótica e outras tecnologias da informação, aplicada a áreas como comunicações, defesa e energia”, avaliou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. “Já nesse primeiro dia, enxergamos oportunidades para empresas e institutos dos dois países intensificarem seu fluxo de parcerias”, completou.

Primeiro destino da delegação brasileira no dia, o Grupo Tekever desenvolve tecnologias inovadoras para negócios aeroespaciais, de defesa e segurança. A companhia se concentra em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e fornecimento de tecnologias, produtos e serviços para o mercado internacional. Criada em Lisboa, em 2001, por ex-alunos do Instituto Superior Técnico (IST), a empresa tem escritórios em Londres (Inglaterra), Pequim (China), San Francisco (Estados Unidos) e São Paulo (SP).

O ISR é uma instituição cuja pesquisa multidisciplinar abrange uma grande variedade de temas-chave, desde questões teóricas até aplicações de métodos e ferramentas para projetos e análises de sistemas complexos, incluindo visão computacional, robótica oceânica, máquinas inteligentes, engenharia biomédica e processamento de sinal e imagem. A unidade do IST em Lisboa abriga mais de cem pesquisadores de diversas nacionalidades, responsáveis por supervisionar programas de pós-graduação.

Já o Inesc-ID se dedica à pesquisa e desenvolvimento avançados nos domínios de tecnologias de informação, eletrônica, comunicações e energia. De propriedade privada do IST e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (Inesc), a instituição sem fins lucrativos começou a funcionar em 2000, como resultado de uma reorganização estrutural. Desde 2004, possui status de laboratório associado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), órgão governamental responsável por financiar e avaliar o trabalho dos pesquisadores residentes em Portugal.

A entidade abrange cinco linhas de investigação: sistemas de computação e redes de comunicação; sistemas eletrônicos embutidos; sistemas de apoio à informação e decisão; sistemas inteligentes interativos; e sistemas de energia.