18/04/13 14h30

Missão da Investe SP prospecta investimentos e fortalece parcerias na Alemanha

Delegação visita Embaixada Brasileira, Agência de Desenvolvimento Econômico e feira do setor industrial; cerca de 150 empresas foram prospectadas

O diretor de Investimentos e Negócios, Hans Schaeffer, e o gerente Institucional e Internacional Wilson Soares, ambos da Investe São Paulo, participaram entre os dias 8 e 12 de abril de uma missão à Alemanha nas cidades de Berlin, Potsdam e Hannover. A programação envolveu reuniões na sede da embaixada do Brasil e na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico de Berlin-Brandemburgo (ZAB), além de prospecção de empresas na Hannover Messe Fair,  maior feira industrial do mundo.

Na capital Berlim, em reunião com a ministra conselheira Silvana Posch e o conselheiro chefe do Setor de Promoção, Aurélio Avelino, Schaeffer  e Soares apresentaram aos embaixadores os serviços da Investe SP e como a agência pode assessorar os empresários alemães com interesse em investir em São Paulo. Também foram discutidas ações para atrair empresários alemães de áreas estratégicas para o Estado, como Pesquisa e Desenvolvimento, Economia Verde Ciências da Vida e Energias Renováveis. Segundo Schaeffer, nos últimos anos, os empresários germânicos tem se destacado nesses setores.

Já na visita à ZAB, em Potsdam, os representantes paulistas foram recebidos pelo diretor de Mídia Criativa e Comunicação da agência, Stephan Worch, pelo chefe do Cluster das Indústrias Criativas, Jyurgen Vogler, e pela gerente de Investimentos Fernanda Lange Boettcher. Além de apresentar a Investe São Paulo e os serviços prestados, Schaeffer também mostrou a eles dados sobre economia criativa no Estado e no Brasil.

“Cerca de 38% dos profissionais empregados em atividades como arquitetura, publicidade, design, desenvolvimento de softwares, moda, arte, televisão e outros setores da economia criativa brasileira estão no Estado de São Paulo, além de cerca de 40,8% das empresas. Isso totaliza 326 negócios no setor e 310,5 mil trabalhadores”, explicou o diretor.

Nos três últimos dias da missão, Soares e Schaeffer participaram da Hannover Messe Fair, em Hannover, Na feira, foram feitos contatos com 150 empresas dos setores de automação industrial, tecnologia da Informação, energia, meio ambiente, tecnologia hidráulica, pesquisa e desenvolvimento e mobilidade urbana.  Cerca de 30% delas manifestaram interesse em instalar uma unidade produtiva no Brasil.

Com o retorno dos representantes da Investe SP para São Paulo, os contatos com essas empresas continuam para que elas possam ser assessoradas em seus projetos de investimentos.