19/01/22 12h07

Mogi vê retomada econômica após ações voltadas para o emprego

Principal iniciativa foi o criação do programa Mogi Conecta, que possibilitou a contratação de 2.719 pessoas

Diário de Suzano

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes voltadas ao emprego e renda impulsionaram a retomada econômica do município. 

A principal iniciativa foi o criação do programa Mogi Conecta, que possibilitou a contratação de 2.719 pessoas, além do encaminhamento de 32 mil pessoas para entrevista durante o ano, ampliando as chances de empregabilidade dos mogianos. A iniciativa conta com três unidades, localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba, que reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros. 

Uma das novas iniciativas de 2021 foi a criação das duas primeiras unidades do programa Sebrae Aqui em Mogi das Cruzes. Localizadas nas estruturas do Mogi Conecta no Terminal Central e no CIC de Jundiapeba, elas oferecem atendimento presencial voltado a micro e pequenos empreendedores que buscam orientações para alavancar seus negócios. 

Entre os serviços que são oferecidos pelo Sebrae Aqui estão palestras presenciais e online, oficinas e orientações sobre abertura e melhoria de empresas (MEI, ME e EPP). A iniciativa também busca facilitar aos empreendedores o acesso a iniciativas e produtos do Sebrae-SP e parceiros. 

A geração e manutenção de vagas, capacitação e encaminhamento dos trabalhadores e o incentivo ao empreendedorismo na cidade são prioridades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação para a melhoria da qualidade de vida da população. Mesmo com os impactos causados pela pandemia na economia mundial, os resultados de 2021 foram bastante positivos. 

De acordo com os dados mais atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e novembro de 2021, Mogi das Cruzes teve saldo positivo de 4.922 vagas. O número é bem superior ao mesmo período de 2020, quando a cidade apresentou saldo negativo de 786 vagas. 

“O ano de 2021 foi desafiador devido aos reflexos da pandemia e das medidas necessárias para seu enfrentamento na economia de todo o mundo. Mogi das Cruzes também sofreu este impacto, o que obrigou a administração a adotar medidas criativas, inovadoras e integradas para fomentar a economia e, com isso, proporcionar um ambiente mais propício para a recuperação dos diversos setores, com geração de empregos, de renda e o atendimento da população”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli. 

As ações de empregabilidade também foram levadas para mais perto da população, com o programa Mogi Conecta no Bairro, atividade que foi realizada no Cempre Oswaldo Regino Ornellas, em Jundiapeba, e teve prestação de serviços de emprego à população palestras e orientações sobre capacitação profissional. Doze instituições parcerias participaram da iniciativa que contou com 10 salas de palestras e orientações e 10 estandes de demonstração de cursos, mobilizando, em um dia, cerca de 200 pessoas. 

fonte: https://www.diariodesuzano.com.br/regiao/mogi-ve-retomada-economica-apos-acoes-voltadas-para-o-emprego/63004/