01/05/09 11h19

Momento crítico já passou, diz Embraer

O Estado de S. Paulo - 01/05/2009

O vice-presidente executivo-financeiro e de Relações com Investidores da Embraer, Luiz Carlos Aguiar, afirmou ontem que a forte onda de cancelamentos e adiamentos de pedidos registrada nos primeiros três meses do ano não deve se repetir neste segundo trimestre. Segundo ele, o momento mais crítico para a empresa já passou, e a previsão para 2009 é de entregar 242 aeronaves. "A concentração de cancelamentos e adiamentos ocorreu em janeiro e fevereiro, quando tivemos de fazer o ajuste no nosso quadro de pessoal", afirmou o executivo. Ele afirmou que dez pedidos de jatos comerciais foram adiados no primeiro trimestre do ano, o que levou a empresa a reduzir a previsão de entregas para o ano de 270 unidades para as atuais 242.

A Embraer mantém a previsão de alcançar receita de US$ 5,5 bilhões este ano. Desse total, US$ 3,3 bilhões serão referentes ao segmento de aviação comercial, US$ 800 milhões com a área de jatos executivos, US$ 600 milhões com o setor de defesa e governo e outros US$ 800 milhões com a área de serviços aeronáuticos. O executivo explicou que historicamente 40% da receita está concentrada no primeiro semestre e 60% na segunda metade do ano. "Levando-se esses dados em consideração encerramos o primeiro trimestre em linha com a nossa projeção para o ano." O executivo ressaltou que a empresa está trabalhando para buscar financiamento para seus clientes e que já tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A expectativa da empresa é de que uma parcela entre 25% e 29% das entregas de jatos comerciais previstas para 2009 seja financiada pelo banco de fomento brasileiro.