31/07/09 15h23

Montadoras mantêm ritmo acelerado

Valor Econômico

Julho será o segundo melhor mês de vendas de veículos no ano e registrará um volume de licenciamentos muito próximo ao mesmo período do ano passado, uma época ainda distante da crise, que surgiu com força depois de setembro. A dois dias do fechamento do mês, o total de veículos que passaram pelos órgãos de trânsito para emplacamento chegou a 253,4 mil unidades. Isso representa uma queda de 1,1% na comparação com o mesmo número de dias úteis de um ano atrás.

O ritmo indica aos executivos da indústria automobilística que o mês fechará com a venda de 280 mil veículos, próximo das 288 mil unidades de julho de 2008. A média diária de vendas deste mês está em 12 mil unidades. Há um ano foi de 12,5 mil. O melhor mês do ano até aqui é junho, com 300,2 mil veículos licenciados em todo o país, numa demonstração de interesse do consumidor em antecipar compras por conta do receio de que o governo pudesse voltar a elevar a alíquota do IPI. O benefício foi estendido até outubro.

O fôlego do mercado interno, que continua a surpreender a própria indústria, vai seguindo na contramão do desempenho do setor no mercado externo. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as projeções para o ano indicam uma queda de produção de 5% por conta da queda nas exportações. Por outro lado, a produção que se destina ao mercado doméstico vai crescer 6,7%

A Anfavea estima que em 2009 produzirá para o mercado brasileiro 2,610 milhões de veículos. Em 2008, a produção destinada ao Brasil ficou em 2,445 milhões de unidades. A diferença em volume será, portanto, de 165 mil veículos, o que significa dizer que os brasileiros vão comprar este ano o equivalente a meio mês de vendas a mais do que em 2008.