11/05/22 11h43

Montadoras somam mais de 150 mil veículos em exportações

Volume acumulado até abril representou crescimento sobre os embarques registrados no primeiro quadrimestre do ano passado

Automotive Business

As exportações de veículos realizadas no quadrimestre somaram 152,8 mil unidades, apontou balanço da Anfavea, a associação que representa as montadoras no país, divulgado na terça-feira, 10. O resultado representou alta de 18% sobre o volume embarcado no mesmo período do ano passado.

Segundo Márcio de Lima Leite, novo presidente da entidade, o resultado é fruto de bons volumes enviados a mercados que crescem na América do Sul, como Colômbia, Argentina e Chile - este, inclusive, lançou programa de estímulo ao consumo de veículos por meio de recursos da previdência, o que teria puxado os números, segundo Leite.

Veículos leves puxam vendas externas

Por segmento, no quadrimestre, os embarques de veículos leves, dentre automóveis e comerciais leves, somaram 145 mil unidades até abril, alta de 19,5% na mesma base de comparação. Os embarques de caminhões somaram 6,6 mil unidades, queda de 7%.

Já os embarques de chassis de ônibus, segundo o balanço da Anfavea, chegaram a 1,2 mil unidades até abril, alta de 9,5%.

Aumento nos ganhos

Apenas em abril as exportações totais chegaram a um volume de 44,8 mil unidades, o melhor resultado mensal de 2022. Houve, portanto, crescimento de 32% sobre as exportações realizadas em abril de 2021, e 15% de alta sobre os embarques de março.

Em valores, as exportações injetaram nos caixas das montadoras até abril US$ 2,9 bilhões, alta de 23,5% sobre os recursos gerados no quadrimestre do ano passado.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/balan%C3%A7o/montadoras-somam-mais-de-150-mil-veiculos-em-exportacoes/