07/07/09 10h37

Moody`s pode elevar Brasil a ''investment grade''

O Estado de S. Paulo

O Brasil pode ser elevado a grau de investimento pela agência de classificação de risco Moody's, a única entre as três grandes agências que ainda não conferiu o "investment grade" ao País. Ontem, a Moody's colocou os ratings soberanos brasileiros em revisão para possível elevação. Em comunicado, afirmou que "a revisão foi motivada pela confirmação de uma maior resistência da economia a choques." O diretor regional da Moody's para a América Latina, Mauro Leos, afirmou à Agência Estado que o País tem respondido bem à recessão. "A pronta reação do Brasil à crise mostrou que (a economia) está mais forte em termos relativos a outros países que possuem até ratings superiores." Com isso, tem mostrado que os fundamentos econômicos são sólidos. "O Brasil passou pelo equivalente a um severo teste de estresse de grandes proporções ao longo dos últimos meses", disse.

Leos destacou que, quando a Moody's realiza a revisão de rating de um País, o upgrade ocorre em 66% dos casos. Se isso ocorrer, o Brasil pode até outubro ver elevadas as notas da dívida pública em reais e passivo em moeda estrangeira de Ba1 para Baa3. Essa é a primeira nota da categoria "investment grade", avaliação concedida no ano passado pela Standard & Poor's e pela Fitch Ratings.

"Em termos comparativos, o Brasil está bem melhor que vários países porque as ações do governo de ordem fiscal e monetária foram rápidas e elevaram a resistência do País, que registrou uma desaceleração do nível de atividade, mas não está passando por uma crise." A revisão avaliará as perspectivas de crédito do país no médio prazo, colocando ênfase nos aspectos fiscais e nas condições que devem estar presentes para assegurar um crescimento sustentável nos próximos anos. A última alteração dos ratings do Brasil pela Moody's ocorreu no dia 23 de agosto de 2007, quando elevou os ratings de dívida do governo em moedas local e estrangeira de Ba2 para Ba1.