12/08/09 11h28

Moody's vê melhora no setor de carne

Valor Econômico

As condições no setor de carne bovina do Brasil estão melhorando gradualmente, e a avaliação é que o pior já passou, mas os desafios permanecem, diz relatório da Moody's Global Corporate Finance, que será divulgado hoje. "O setor de carne no Brasil experimentou seus piores 12 meses em uma década", informa o relatório, acrescentando que sete frigoríficos pediram recuperação judicial, entre eles Independência e Arantes.

"As condições continuam difíceis para as empresas de carne bovina do Brasil, mas acreditamos que o pior já passou e o setor se encaminha para uma recuperação lenta e gradual. Isso não significa, contudo, que não esperamos mais estresse para essas companhias. Na verdade, vemos algum potencial de oportunidades de consolidação no setor diante do fato de que muitas companhias estão financeiramente frágeis".

Soummo Mukherjee, analista da Moody's e autor do estudo, afirma que após a quebra do Lehman Brothers, em setembro de 2008, as empresas do segmento passaram a ter dificuldades de rolar suas dívidas de curto prazo. Agora, porém, a oferta de crédito já está quase nos níveis pré-Lehman Brothers, afirma, embora o custo dos empréstimos ainda esteja mais caro. Outro indicador que mostra uma melhora nas condições do setor é a capacidade ociosa das indústrias. De acordo com Mukherjee, no ano passado, a ociosidade no setor ficou entre 45% e 50%. Atualmente, já está bem menor, em 26%. Apesar de as exportações de carne bovina ainda registrarem queda em relação ao mesmo período de 2008, a expectativa da Moody's é de que os volumes comecem a se recuperar a partir deste mês.