14/11/19 13h59

Mostra ‘Pesquisa é desenvolvimento’ está disponível na Secretaria de Desenvolvimento Econômico

FAPESP

A exposição “Pesquisa é desenvolvimento” está disponível para visitação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo até a primeira semana de dezembro, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

A mostra fotográfica homenageia a produção científica e tecnológica dos pesquisadores paulistas e ressalta sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Reúne fotos representativas de pesquisas apoiadas pela FAPESP nos últimos anos, em diversas áreas do conhecimento, conduzidas em universidades e instituições de pesquisa sediadas em São Paulo. As imagens são acompanhadas de textos explicativos sobre as pesquisas, além dos programas da FAPESP aos quais estão vinculados.

Um dos painéis da exposição detalha os dispêndios em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Estado de São Paulo em 2018.

“No ano passado, foram investidos no Estado de São Paulo R$ 27,6 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. Esses recursos vieram tanto do governo estadual como do federal, mas, principalmente, de empresas. São Paulo é o único estado em que o maior volume de investimentos em ciência e tecnologia advém do setor privado”, destacou Marco Antônio Zago, presidente da FAPESP, durante a abertura da mostra.

O dirigente da FAPESP também ressaltou que, do total de mais de 74 mil pesquisadores no Estado, 57% estão alocados em empresas.

“São Paulo tem um perfil tecnológico porque dispõe desse contingente de profissionais qualificados e a FAPESP contribui para esse quadro, uma vez que 40% dos investimentos da Fundação são voltados para essa finalidade”, afirmou Zago.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, disse que a exposição ilustra o papel estratégico dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação para o crescimento econômico paulista.

“Os investimentos em ciência e tecnologia são uma forma direta de melhorar a produtividade e a competividade da empresas e, consequentemente, proporcionar crescimento econômico e geração de emprego e renda para a população”, avaliou.

“Não é possível dar um salto de desenvolvimento econômico sem o compromisso de investir em ciência, tecnologia e inovação”, disse.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo está situada na av. Escola Politécnica, 82, no bairro do Jaguaré.