25/06/09 11h58

Motorola amplia atuação no Brasil

Valor Econômico

Pela segunda vez em seis meses a Motorola anuncia que vai trazer para o Brasil a fabricação de mais uma de suas linhas de produtos. Segundo Eduardo Stéfano, vice-presidente de mobilidade para governo e empresas, os primeiros lotes de equipamentos que permitem a distribuição de sinal de internet sem fio começam a sair da fábrica da companhia localizada em Jaguariúna, interior de São Paulo, no fim do mês. Esta é a oitava linha a entrar em produção na planta inaugurada em 1996 - e a terceira só nos últimos 12 meses.

Assim como nos outros casos, a produção local atenderá a demanda da América Latina. "O Brasil será uma opção à fábrica na Malásia", diz o executivo. Stéfano afirma que o investimento para iniciar a produção dos equipamentos já fazia parte do orçamento previsto para a fábrica de Jaguariúna em 2009.

A presença nas áreas de redes e mobilidade tem se tornado estratégica para a Motorola em seu processo de reestruturação. Entre os anos fiscais de 2006 e 2008, as receitas de sua unidade mais tradicional, de telefones celulares, caíram 34,69%. Enquanto isso, as vendas das áreas de redes domésticas e de mobilidade corporativa cresceram 5% e 23,9%, respectivamente.

O executivo afirma que os principais mercados-alvo para a Motorola são os projetos para interligação de áreas e unidades de empresas, as iniciativas de inclusão digital do governo, e, principalmente, os provedores de conexão à internet em banda larga.

Além de trazer novas linhas de produtos, a Motorola também está se dedicando ao atendimento aos clientes. De acordo com Stéfano, uma equipe de atendimento pós-venda foi criada na fábrica de Jaguariúna para dar suporte a produtos dentro e fora do prazo de garantia. Colocar recursos no Brasil tem sido um bom negócio para a Motorola, principalmente nos últimos dois anos. Entre oito países listados pela Bloomberg, o Brasil foi o único a apresentar crescimento de dois dígitos nas vendas feitas entre os anos fiscais de 2006 e 2008.