02/07/08 14h34

Motorola e Kodak aliam-se para lançar celular de luxo

Valor Econômico - 02/07/2008

A fabricante de celulares Motorola anunciou, ontem, uma parceria formada com a gigante de imagem e impressão Kodak. As duas trarão ao mercado brasileiro um telefone móvel que integra uma câmera da Kodak, além de serviços de compartilhamento e edição de imagens. Com ele, esperam dominar até 40% do segmento de celulares sofisticados com câmeras fotográficas. O aparelho é um dos dez novos modelos que a Motorola planeja trazer ao país no terceiro trimestre. Segundo a empresa, com os lançamentos a meta é oferecer ao consumidor aparelhos que apresentam outras funções além das chamadas de voz. Segundo o diretor de produtos da Motorola, Edson Bortoli, a procura por aparelhos com tocadores de MP3 aumentou mais de 400% no mercado entre 2006 e 2007, numa tendência que se mantém nos últimos meses. Segundo o vice-presidente de produtos móveis da Motorola no país, Sergio Buniac, os dez novos aparelhos serão produzidos na fábrica da empresa em Jaguariúna. "Isso vale também para o ZN5 (feito em parceria com a Kodak), com o qual queremos obter entre 30% e 40% do mercado nesse segmento" no curto prazo, afirma. Os aparelhos não serão lançados com exclusividade por nenhuma operadora. Entre os aparelhos lançados, dois utilizam tecnologia de terceira geração (3G), que permite, entre outras possibilidades, captar o sinal de TV digital. Segundo Bortoli, a empresa estuda como esse serviço será integrado aos aparelhos. Sobre a concorrência com o iPhone, da americana Apple, que deve ser lançado no Brasil no segundo semestre, Buniac afirma que não há preocupação. Ele diz que o primeiro aparelho com tela sensível a toque - uma das principais características do iPhone - foi um modelo da Motorola, apresentado em 2002. Além disso, disse acreditar que esse tipo de funcionalidade logo deixará de ser um diferencial. Com o anúncio, ocorrido uma semana depois do lançamento dos produtos nos Estados Unidos, a Motorola tenta recuperar-se no mercado de celulares, no qual passa por dificuldades.