23/11/22 13h33

Movimentação do setor portuário privado cresce 7,2% em setembro e bate recorde

Levantamento de dados disponíveis no DATaPort mostra que milho puxou saldo no período

Portos e Navios

Os Terminais de Uso Privado (TUPs) bateram recorde em setembro, com 69,1 milhões de toneladas movimentadas e crescimento de 7,2% em relação ao mesmo mês de 2021, atingindo a maior movimentação desde 2010. Os dados são de levantamento mais recente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), baseado em dados disponíveis no DATaPort. 

Entre os destaques de setembro nos TUPs está o milho, com aumento de 112,8% em sua movimentação. Segundo o DATaPort, os combustíveis minerais apresentaram crescimento de 4,9%, e os minérios, escórias e cinzas de 4,5%, nos terminais privados. 

"O grande destaque foi a movimentação de milho que contribuiu significativamente para o alcance desse recorde, no mês de setembro, após 12 anos. O Arco Norte, mais uma vez, teve grande representatividade no escoamento de grãos reforçando sua localização estratégica para o setor de logística do país", analisa o presidente da ATP, Murillo Barbosa. 

O resultado positivo se estendeu ao setor portuário como um todo, que movimentou 105,7 milhões toneladas em setembro e alcançou crescimento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, também com o melhor desempenho no mês desde 2010. 

De acordo com a ATP, a alta da movimentação ocorreu, principalmente, pelos recordes na safra 2021/2022 do milho nos graneis sólidos e pelo aumento na movimentação de combustíveis e óleos minerais. 

Em relação às regiões do país, o Norte tem se consolidado como referência no escoamento de grãos. Os terminais públicos e privados da região obtiveram uma participação de 29,5% do total movimentado de milho por cabotagem e longo curso, em setembro. Destacaram-se os terminais privados que movimentaram cereais e sementes: TERFRON (+291,8%), Terminal de Vila do Conde da Hidrovias do Brasil (+104,8%) e Terminal de Grãos de Ponta da Montanha (+67,4%). 

fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/movimentacao-do-setor-portuario-privado-cresce-7-2-em-setembro-e-bate-recorde