01/03/24 15h33

Multinacionais do setor de alimentos propõem parceria à Secretaria de Agricultura com foco na segurança alimentar

Representantes das empresas Ifood e Nestlé, visitaram a SAA para apresentar o “Movimentos Todos à Mesa”, programa que combate a insegurança alimentar

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

Com a constante viabilização de políticas para reduzir a fome e garantir alimentação saudável e adequada às pessoas em situação de vulnerabilidade, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo recebeu em sua sede, na quarta-feira (28/02), representantes de multinacionais do setor de alimentos e varejo, para a apresentação do “Movimento Todos à Mesa”.

O projeto desenvolvido há 3 anos reúne grandes empresas com o propósito de reduzir os impactos da fome no Brasil e atuar na redução do desperdício. Juntas, já doaram 13.500 toneladas de alimentos para Organizações da Sociedade Civil (OSCs), impactando 5,4 milhões de pessoas em todo o país.

Durante a reunião, o secretário executivo da Agricultura, Edson Fernandes, reforçou o compromisso do Estado com a segurança alimentar, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSALI), que visa desenvolver a política de segurança alimentar no âmbito dos municípios paulistas como estratégias de combate a fome e ao desperdício de alimentos. Dentre os projetos desenvolvidos pela SAA o Cozinhalimento consiste na construção de cozinhas industrias completas em municípios paulistas, oferecendo cursos profissionalizantes e capacitação nutricional sustentável e de incentivo à geração de renda. Até o momento já foram inauguradas 196 cozinhas em todo o Estado de São Paulo.

Durante a reunião foi proposta uma parceria das multinacionais com o projeto Cozinhalimento, oferecendo maior segurança e garantia na destinação dos produtos por meio de um convênio entre as empresas, os municípios e a Secretaria de Agricultura. Além disso, foi sugerida uma nova agenda com os grupos de trabalhos relacionados ao tema, para estruturar estratégias e apresentar um projeto pioneiro de combate à insegurança alimentar para o Estado de São Paulo.

Estiveram presentes na reunião o subsecretário de Agricultura e Abastecimento, Orlando Melo, o coordenador de Relações Institucionais, Professor Senna, o diretor de Abastecimento, Emilio Bocchino e os representantes da Nestlé Brasil, a gerente de Assuntos Públicos, Noelle Rocha e do Ifood, o coordenador de Sustentabilidade, Pedro Cruz.

 

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/multinacionais-do-setor-de-alimentos-propoem-parceria-a-secretaria-de-agricultura-com-foco-na-seguranca-alimentar