15/03/13 09h20

Multinacional alemã anuncia investimento de R$ 15 milhões em Salto

Cruzeiro do Sul

Autopeças e montadoras são os principais clientes da Gühring, que produz brocas, fresas e ferramentas rotativas

Fabricante de ferramentas industriais, a multinacional alemã Gühring se instalará na cidade de Salto. O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo diretor geral da empresa, Jorge Jerônimo, que esteve no gabinete do prefeito do município, Juvenil Cirelli. Segundo Jerônimo, o investimento será de 6 milhões de euros, ou seja, R$ 15,41 milhões. O número de empregos a ser gerado ainda não está definido e a previsão é que a planta saltense inicie as atividades em janeiro do ano que vem.

Com mais de 100 anos de mercado e há 20 anos no Brasil, a multinacional fabrica ferramentas industriais como brocas, fresas e ferramentas rotativas para metal duro. Atualmente, a multinacional tem duas plantas no Brasil: uma em Diadema (SP) e outra em Joinville (SC). Com a construção da fábrica em Salto, a unidade de Diadema, que conta com 105 funcionários, será desativada. Segundo Jerônimo, nem todos os trabalhadores devem acompanhar a mudança. Assim, diz ele, a expectativa é que entre 35% e 40% das contratações sejam feitas na região.

Autopeças e montadoras são os principais clientes da multinacional. Com a estrutura atual, a Gühring fabrica 200 mil peças por ano. Depois de iniciadas as atividades em Salto, a capacidade instalada da fábrica subirá para 420 mil peças por ano. Esse volume produtivo deve ser alcançado em 2017. A planta saltense será construída em um terreno de 14 mil metros quadrados tendo 3 mil metros quadrados de área construída.

Jerônimo conta que a cidade de Salto, inicialmente, não era estudada para receber a nova unidade do grupo. A escolha aconteceu depois da empresa ser procurada por consultores imobiliários da cidade que lhe apresentaram o município. "Tínhamos essa impressão de que Salto era uma instância turística e, por isso, não tinha vocação industrial", disse o diretor. Ele lembra que Vinhedo, Valinhos, Jundiaí e Diadema estavam entre as localidades cotadas.

"Coloquei as exigências técnicas necessárias e nos apresentaram áreas industriais interessantes. A cidade tem uma boa localização e conta com mão de obra qualificada", conclui o executivo. Salto trabalha para a instalação de uma unidade própria do Senai. Atualmente, a escola profissionalizante da cidade é subordinada administrativamente ao Senai de Itu.

Visitas semanais
Como forma de diversificar a economia, a administração atual trabalha na atração de novas empresas para o município. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Eliana Moreira, semanalmente visita empresas instaladas na cidade ou as que estão em processo de expansão na região. Segundo ela, essa é uma forma de apresentar a cidade para empresários e uma tentativa de atrair investimentos.

Para o prefeito Juvenil Cirelli, a chegada da empresa fortalece a vocação da cidade na área industrial. Ele explica que o município trabalha na atração de empresas de pequeno e médio porte. "São empresas de porte menor mas que têm considerável capacidade tecnológica", comentou o chefe do Executivo saltense. Sobre a oferta de mão de obra, Cirelli lembra que, além dos cursos oferecidos pelo Senai, a cidade conta também com uma escola técnica federal.

Ainda sobre a política de atração de novas empresas para o município, Cirelli afirma que, além da isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), as empresas podem receber outros benefícios. A isenção do Imposto sobre Serviços (ISS) durante as obras e do Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) da compra da área também foram listados pelo prefeito. "Trabalhamos apenas com os incentivos municipais possíveis. Já vi cidade prometendo isenção de ICMS e que foi alvo de um mandado de segurança", comentou.

O anúncio da instalação da Gühring foi feito durante coletiva de imprensa convocada pela Prefeitura. De acordo com o consultor imobiliário Denílson Buzo, pelo menos outras três empresas estão procurando áreas em Salto. Seria uma nacional, uma alemã e outra americana. Buzo foi quem comercializou a área no polo industrial da cidade para a fabricante de ferramentas industriais.