02/02/12 12h00

Multinacional italiana realiza evento no Guarujá para desenvolver cadeia do setor de petróleo e gás

Saipem, que conta com o apoio da Investe SP, investirá US$ 300 milhões na Baixada Santista e apresentou, nesta quinta, oportunidades de negócios para seus potenciais fornecedores

Investe São Paulo

A Saipem, primeira grande fornecedora da Petrobrás para o pré-sal a se instalar na Baixada Santista com o apoio da Investe SP, realizou na noite desta quinta-feira, 3 de maio, no Guarujá, uma reunião empresarial com cerca de 50 empresários do município. O objetivo da empresa foi apresentar as oportunidades de negócios para seus potenciais fornecedores de bens e serviços.

“Estamos oferecendo assessoria gratuita à empresa para viabilizar o investimento de US$ 300 milhões, que vai gerar cerca de 950 empregos diretos para a região”, afirma o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

Na reunião empresarial desta quinta, a Saipem detalhou seu programa de investimentos no Guarujá, explicou quais são suas demandas gerais e específicas, apresentando sua previsão de compra. Dessa forma, os empresários esclareceram suas dúvidas e estabeleceram contato com a equipe de profissionais da Saipem responsável por contratações e cadastro.

“Ao se habilitar como um fornecedor da Saipem, a empresa torna-se uma potencial fornecedora de outras grandes empresas do setor de petróleo e gás”, explica o gerente de projetos da Investe SP, Gustavo Faria.

Os investimentos

A multinacional italiana Saipem anunciou em outubro de 2011 a compra do terminal portuário do Guarujá. A empresa instalará dois projetos no local: uma Base Logística de Dutos e um Centro de Tecnologia e Construção Offshore - CTCO. O primeiro projeto começa a operar em agosto de 2012 e o segundo está previsto para o final de 2013.

A Investe SP assessora a Saipem desde 2 de fevereiro de 2012, quando foi assinado um protocolo de intenções entre a agência e a empresa. No mesmo dia, a Saipem assinou protocolo com a Secretaria de Energia do Estado de São Paulo para a cooperação no desenvolvimento do projeto.