18/05/22 14h48

Multinacional oficializa expansão da fábrica e vai investir de R$ 15 milhões

Jornal de Piracicaba

A multinacional BorgWarner oficializou na sexta-feira (13) a instalação de uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Piracicaba, dentro da unidade que fabrica componentes para reposição e sistemas de injeção. A notícia foi destaque em portais de notícias do setor automotivo. Em setembro do ano passado a empresa anunciou investimento de aproximadamente R$ 15 milhões na nova etapa para a expansão da sua capacidade produtiva, com expectativa de geração de 150 vagas de emprego.

Na ocasião, a notícia foi divulgada pelo diretor operacional Marcelo Rezende na presença do prefeito Luciano Almeida (União) e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Luis Guidotti Jr.

Na sexta-feira, a informação foi confirmada pelo vice-presidente de aftermarket da multinacional para a América do Sul, Amaury Oliveira, durante entrevista na Autopar 2022.

De acordo com o executivo, a empresa adquiriu a Akasol e está desenvolvendo uma fábrica de baterias em São Paulo para equipar os veículos elétricos que serão fabricados na América do Sul e também para exportar.

A prefeitura foi procurada ontem para comentar o anúncio, mas não se manifestou. Em setembro, Luciano Almeida disse que, tão logo a administração recebeu o comunicado sobre a possibilidade (de expansão), todos os esforços foram realizados no sentido de viabilizar o quanto antes as aprovações devidas, dando todo o suporte necessário para a BorgWarner.

“Este anúncio é importante porque reflete a total confiança da classe empresarial em Piracicaba, uma vez que tal investimento poderia ocorrer em outras duas plantas, em cidades distintas”, comentou Luciano na ocasião.

Já Guidotti Jr. revelou que a ampliação da BorgWarner e a geração de 150 novos empregos foi apenas o primeiro anúncio de outros que virão, como expansão de duas grandes empresas multinacionais, instalação de uma nova fábrica e a chegada de outros grandes investimentos.

A BorgWarner é líder em oferecer soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para o mercado de veículos. Com base em sua experiência em equipamentos originais, a BorgWarner também traz soluções de produtos e serviços líderes de mercado para o aftermarket.

Com instalações industriais e técnicas em 96 locais em 23 países, a empresa emprega aproximadamente 50 mil pessoas em todo o mundo.

Fonte: https://www.jornaldepiracicaba.com.br/multinacional-oficializa-expansao-da-fabrica-e-vai-investir-de-r-15-mi/