25/05/15 14h06

Na Contramão Da Crise

Há 25 anos no país a Gühring enxerga oportunidades para crescer mesmo na crise.

Segs

No momento em que grandes fabricantes do setor de ferramentas cancelam sua participação na Feimafe 2015, o principal acontecimento do segmento de máquinas-ferramentas da América Latina e um dos maiores do mundo, a alemã Gühring, em respeito a seus clientes, marca sua presença no evento em grande estilo, com um estande de 150m², onde mostrará seu portfólio de ferramentas e serviços.

A despeito da crise econômica que assola o país, a Gühring continua acreditando no potencial do mercado brasileiro, tanto que em 2014 investiu 10 milhões de euros na sua nova planta industrial em Salto (SP). “A Gühring tem visão de longo prazo e acredita que pode ganhar mais espaço no mercado, mesmo com a desaceleração da economia”, ressalta Jorge Jerônimo, diretor-geral da empresa no Brasil. O executivo argumenta que as crises econômicas são difíceis de prever, “elas eclodem de tempos em tempos na Europa, nos EUA, no Brasil, na Ásia e as empresas não podem se dar ao luxo de serem paralisadas por elas”.

Jerônimo lembra que a economia brasileira é sétima do mundo e que o momento é de aposta. “O país precisa ampliar a sua matriz energética, precisa investir pesado em hidrelétricas e energia eólica, e isso deverá alavancar o setor de usinagem pesada em um futuro próximo”, exemplifica. O executivo menciona ainda a indústria automotiva brasileira, a quinta maior do mundo, e a de autopeças como uma das principais do mercado internacional. Lembra que o Brasil tem o quarto maior parque industrial aeroespacial do mundo. “São todos clientes potenciais da Gühring e por isso temos que investir, acreditar e inovar. Lamentar não irá solucionar as dificuldades pela qual a nossa indústria está passando. Só investindo em modernização, produtividade e excelência é que conseguiremos manter nossos clientes e ajudá-los a superar suas dificuldades e conquistar novos negócios”, finaliza o diretor.

Market share

Nos últimos três anos, a Gühring vendeu mais de 700 mil ferramentas no mercado brasileiro, 55%delas produzidas localmente. Com muita força de vontade para aumentar seu market share, hoje em torno de 5%, a companhia se apresenta na Feimafe 2015para mostrar seu portfólio de ferramentas especiais e novas linhas como as de PCD, CBN, brocas-canhão e ferramentas para MQL. “Hoje temos uma estrutura que nos possibilita explorar todo o potencial do portfólio da Gühring, atualmente com mais de 45 mil itens e 1.850 tipos de ferramentas, e alcançar a meta prevista para 2017 de conquistar 15% do market share do segmento brasileiro de ferramentas rotativas”, prevê Jorge Jerônimo, diretor-geral da empresa no Brasil.

São vários os produtos que poderão ser vistos no estande da Gühring. Alinha de brocas RT100T, por exemplo, capaz de fazer furos de até 340 mm, é imbatível quando colocada à prova. A broca HT800 é outra atração. São destinadas à furação simples, possuem um sistema único de troca de pastilhas, com pontas intercambiáveis que possibilitam um trabalho mais ágil e sem necessidade de paradas de máquinas.

BMW com preço de um popular

Para usuários que atuam com furação profunda, a Gühring apresenta os modelos de brocas EB80, EB100 e EB800. São ferramentas que oferecem precisão de corte, de alinhamento e qualidade superior à concorrência. A broca canhão EB800 é amplamente utilizada nos segmentos de óleo e gás, automotivo, aeroespacial, entre outros.

A Gühring mostrará também sua linha de machos universais PowerTap. Capazde usinar variados tipos de materiais, como aços em geral, aços inoxidáveis, ferro fundido, alumínio e suas ligas, a linha PowerTap, composta por cerca de22 itens, é produzida em aço cobalto.

Outro ponto forte do produto é o revestimento de nitrato de titânio que proporciona alta dureza da ferramenta e baixo desgaste por fricção. Os machos Power Tap têm uma vida útil superior aos produtos da concorrência e, graças àsua geometria especial, são capazes de alcançar alta profundidades de corte. “Nosso produto é de altíssima qualidade, tecnologicamente superior ao da concorrência e com preços bastante atrativos. O que precisamos agora é fazer com que o cliente enxergue que estamos vendendo para ele uma BMW com preço deum carro popular”, exalta Rafael Fungaro, supervisor de Vendasda Gühring do Brasil.

Sobre a Gühring

A Gühring é uma empresa alemã líder em ferramentas rotativas e presente em45países. No mercado mundial há 115 anos, a companhia teve um faturamento global de 800 milhões de euros em 2012, registrando um crescimento de 25%. Atualmente no Brasil, 60% das vendas são voltadas ao setor automobilístico. O restante é dividido de maneira equilibrada entre segmentos de energia eólica, petróleo, construção civil, medicina, engenharia geral e aeroespacial. A matriz da empresa fica em Albstadt, na Alemanha.