13/11/06 16h30

Natura vai aumentar investimentos em pesquisas externas

Gazeta Mercantil - 13/11/2006

A Natura Cosméticos planeja ampliar os investimentos em pesquisas realizadas por terceiros. Em 2005, a empresa aplicou cerca de US$ 5,3 milhões (ou 20% do total de recursos destinados à pesquisa e desenvolvimento) em projetos junto a universidades ou em parceria com fornecedores. Segundo o diretor da companhia para a área de pesquisa e tecnologia, Daniel Gonzaga, a meta para 2010 é aumentar esse percentual para 50% do total de recursos direcionados à inovação, que anualmente corresponde a cerca de 3% da receita líquida da fabricante de cosméticos.  No total, foram investidos no ano passado US$ 27,6 milhões em P&D, cerca de 41% acima do aplicado em 2004. O forte crescimento reflete também o aumento de quase 29% na receita líquida da companhia em 2005, ante o ano anterior, para US$ 937 milhões. Na prática, a empresa está lançando um programa para estruturar e aprofundar o relacionamento com a comunidade científica, ampliando sua rede de pesquisas com a atração de novos projetos. A iniciativa, denominada Programa Natura Campus, propõe a aquisição de tecnologia e a parceria para o financiamento ou co-financiamento de pesquisas junto a pesquisadores ou alunos vinculados a instituições de ciência e tecnologia reconhecidas pelo governo brasileiro. A empresa de cosméticos também quer abrir as portas de seus laboratórios e centros de pesquisa a alunos bolsistas de cursos de pós-graduação para que possam desenvolver parte de seus projetos dentro da companhia, com o apoio financeiro necessário para tanto. A companhia separou o setor de pesquisa do de desenvolvimento. A área de pesquisa é voltada para projetos de médio e longo prazos, enquanto a de desenvolvimento trabalha mais integrada com o marketing no lançamento de novos produtos no curto prazo.  A divisão das áreas deverá ser até mesmo física. O setor de desenvolvimento continuará ao lado da fábrica de Cajamar (SP), enquanto o de pesquisa irá para Campinas (SP), para ficar mais próximo das instituições. A Natura já anunciou que deve construir no próximo ano um novo centro de pesquisa no Pólo Tecnológico de Campinas, com início das atividades previsto para 2008. A empresa não informa quanto vai investir no projeto, mas revela que o novo empreendimento terá 12 mil metros quadrados, espaço suficiente para acolher os 250 pesquisadores que a companhia pretende ter.