23/04/09 13h56

Nestlé Brasil amplia vendas e destoa do balanço mundial

Valor Econômico - 23/04/2009

Destoando dos resultados mundiais, a Nestlé Brasil não teve redução de vendas em nenhuma de suas linhas, segundo o presidente da multinacional suíça no país, Ivan Fábio Zurita. "Não tivemos retração alguma. Houve, ao contrário, até crescimento", disse ele, sem revelar cifras. Internacionalmente, as vendas do primeiro trimestre caíram para US$ 21,5 bilhões, ou 2,1% em relação aos US$ 22 bilhões registrados nos três primeiros meses de 2008, conforme divulgou a companhia ontem, em Zurique. As turbulências econômicas, segundo Zurita, mudaram o perfil do consumidor, que agora vai às compras querendo economizar. "É claro que as marcas de prestígio têm um bom diferencial competitivo nesse momento", disse ele em relação à maior procura por produtos mais baratos e de marcas próprias, em detrimento às marcas líderes. "Mas só isso não basta. Para vender, tem que ter preço", explicou. Para este ano, ele espera que a empresa cresça 4% em faturamento. Em 2008, a meta, segundo ele, foi cumprida. A Nestlé Brasil ainda não divulgou o número exato das vendas do ano passado, mas sinalizou que o valor consolidado deve ficar entre R$ 13 bilhões (US$ 7.1 bilhões) e R$ 15 bilhões (US$ 8.2 bilhões). Mundialmente, a região com melhores resultado apresentados no primeiro trimestre do ano foi a Zona Américas, que inclui tanto os países do norte quantos os do sul do continente. Nessa área, que inclui o Brasil e também os Estados Unidos, as vendas dos primeiros três meses do ano somaram US$ 6,4 bilhões, registrando alta real de 2% em relação ao mesmo período de 2008, quando o faturamento foi de US$ 6,07 bilhões. Na América Latina, segundo o relatório de resultados, houve crescimento nos negócios de aproximadamente 5%. Na Europa as vendas tiveram retração de 1,3%.