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Nestlé traz ao Brasil seu primeiro nutricosmético

Valor Econômico - 30/05/2008

Quatro anos depois de ser lançado na Europa, chega ao Brasil o Innéov, nutricosmético desenvolvido pela Nestlé em parceria com a L'Oréal. Conhecido como a "pílula da beleza", o Innéov é um suplemento vitamínico que mistura, entre outros ingredientes, vitamina C e isoflavona de tomate e lactobacilos. Para os consumidores, a combinação que promete devolver à pele a firmeza que o tempo tirou. Para a Nestlé, particularmente, o produto representa um marco na história da empresa, que quer deixar de ser reconhecida somente como a maior companhia de alimentos do mundo para ser vista como líder global em produtos para o bem-estar. Segundo Ivan Zurita, presidente da multinacional no Brasil, o Innéov deve estar no mercado nacional em alguns meses. É por isso que a Nestlé, no início da década, procurou a francesa L'Oréal para formar com ela a Innéov, laboratório que desenvolve a linha de produtos de mesmo nome. A joint-venture foi formada em 2002, mas estreou nas prateleiras entre 2003 e 2004 com o Innéov Firmeza, contra a flacidez da pele. O produto se tornou o número um em vendas entre os cosméticos orais e suas vendas cresceram 40% desde o lançamento. Em seguida, vieram versões contra a calvície, para pele seca, contra a celulite, além do Innéov Solar, que promete fixar o bronzeado e deixar a pele mais resistente aos raios ultravioletas. No ano passado, boa parte do crescimento de vendas da Nestlé no mundo se deu graças a essa nova linha. Parte desse sucesso se deve a um conceito que se tornou coqueluche da indústria da beleza: os nutricosméticos, complementos alimentares que prometem melhorar a estética do consumidor de "dentro para fora". O Innéov foi pioneiro nessa categoria em escala mundial. Embora não tenham revelado o quanto estão investindo, as duas companhias apostam forte no produto. Não é para menos. No último ano, o Brasil se tornou o maior consumidor mundial de dermocosméticos (produtos que passaram por um estudo científico, e que, em sua formulação, levam elementos farmacológicos). Para a marca La Roche-Posay, da L'Oréal, o mercado nacional já é o maior mundialmente, perdendo apenas para a França. A aposta nos novos nutricosméticos vai na mesma esteira.