13/10/06 10h11

Net compra Vivax e ganha força na disputa com as telefônicas

Valor Econômico - 13/10/2006

A Net firmou contrato para a aquisição da Vivax, segunda maior operadora de TV por assinatura em base de assinantes do país, que atua principalmente no interior do Estado de São Paulo e também possui serviços de internet banda larga. A operação, segundo comunicado divulgado pelas companhias, deverá ocorrer em duas etapas e não haverá pagamento em dinheiro, mas sim uma troca de ações, que exigirá um aumento de capital da Net. Na primeira etapa da operação está prevista a compra da participação minoritária da Horizon Telecom International, que detém 36,7% do capital da Vivax. Numa segunda fase, o atual controlador da Vivax, Fernando Norbert, deve transferir o controle da companhia em troca de ações preferenciais da Net, operação que ainda depende da aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por se tratar de uma troca de controle. Com a aquisição, a participação da Net no mercado de TV por assinatura passará para cerca de 45%. No mercado de banda larga, a empresa terá um crescimento de 2%, passando para 14%. Em receita líquida, a aquisição da Vivax representará um crescimento de 17% para a Net. A estrutura de controle da companhia não será alterada, permanecendo a Globo Comunicação e Participações como controladora. Com a aquisição, a Net amplia sua área de atuação e aprofunda sua presença em um local estratégico na disputa de mercado, que é o interior de São Paulo. A Vivax, que abriu capital no início deste ano no nível 2 de governança corporativa da Bovespa (no qual também está a Net) fechou o primeiro semestre do ano com receita líquida de US$ 71,8 milhões, lucro antes de juro, imposto, depreciação e amortização (lajida) de US$ 29,6 milhões e dívida líquida de US$ 60 milhões. Já a Net teve no primeiro semestre receita líquida de US$ 418 milhões e dívida de US$ 181,3 milhões.