15/12/10 11h34

Nextel leva 11 das 13 áreas da banda H

Valor Econômico

A Nextel foi a grande vencedora do leilão da banda H, última frequência disponível para a terceira geração (3G) de telefonia móvel no país. A empresa arrematou 11 das 13 áreas ofertadas e deve dobrar de tamanho. Além disso, foi a única a fazer oferta por todas as bandas, em pregão realizado ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A companhia - que atualmente atua no sistema de rádio-despacho - vai desembolsar R$ 1,214 bilhão (US$ 714,1 milhões), com ágio de 34,8%. A CTBC e a Oi compraram os outros dois lotes por R$ 30,5 milhões (US$ 17,9 milhões) e R$ 1,35 milhão (US$ 794,1 mil) respectivamente.

O maior ágio foi no lote 10 (interior de São Paulo), cujo preço inicial era de R$ 5,891 milhões (US$ 3,5 milhões) e acabou comprado pela Nextel por R$ 18 milhões (US$ 10,6 milhões), com um ágio de 205%. O presidente da Nextel no Brasil, Sérgio Chaia, disse que a empresa dobra seu potencial de crescimento com essas aquisições. Segundo ele, o próximo passo será investir na construção da rede 3G. Para isso, a empresa deverá investir de R$ 4,5 bilhões (US$ 2,7 bilhões) a R$ 5,5 bilhões (US$ 3,2 bilhões) nos próximos cinco anos em todas as suas operações, incluindo o pagamento das outorgas, disse Chaia.

A Nextel tem hoje 3,1 milhões de clientes em 385 cidades. Sua receita foi de US$ 1,73 bilhão em 2009. Até o terceiro trimestre deste ano a empresa acumulou receita de US$ 1,8 bilhão. A base de assinantes passou de 384 mil em 2003 para 2,482 milhões no ano passado e a receita média por usuários foi de US$ 63 no terceiro trimestre. De janeiro a setembro o Lajida (lucro antes de juros, impostos) foi de US$ 600 milhões. Chaia disse que a empresa pretende lançar a nova rede o mais rápido possível, mas não especificou data. Com as novas frequências, a empresa passará a ofertar planos também para pessoa física. Com a compra dos lotes oferecidos pela Anatel, a empresa pretende atingir todas as classes sociais.