24/05/13 14h14

No Dia da Indústria, Alto Tietê ganha núcleo Petróleo & Gás

At11.com.br

O Alto Tietê comemora o Dia da Indústria neste sábado (25 de maio) com uma notícia que abre nova perspectiva para ampliaçãoda competitividade regional no mercado produtivo: a criação do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Indústria Paulista de Petróleo e Gás – NAGI PG. O potencial das empresas locais para o setor levou o Alto Tietê a figurar entre as 10 regiões do Estado selecionadas pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) para a iniciativa, que visa capacitar as indústrias para atuarem como fornecedoras de um dos mais promissores mercados da atualidade.

Com a participação de 15 indústrias, o programa NAGI PG terá as atividades iniciadas na Regiãono mês de junho, na sede do Ciesp Alto Tietê, na cidade de Mogi das Cruzes. A capacitação será desenvolvida ao longo de cinco módulos, com duração de 14 meses, e inclui visitas técnicas.

Atualmente, há três núcleos do NAGI em desenvolvimento na Capital, Sertãozinho e São José dos Campos, com a participação de 70 empresas. O programa agora está em implantação em Ribeirão Preto, Campinas e Alto Tietê. Posteriormente, a iniciativa será levada às regiões do ABCD, Piracicaba, Sorocaba e São Carlos.

“Veja que existem 43 diretorias regionais do Ciesp no Estado e foram escolhidas apenas 10 para implantação do NAGI. O Alto Tietê é uma das escolhidas e isso comprova o potencial da Região como fornecedora para as atividades de petróleo e gás, entre outras razões, pela diversidade produtiva, os investimentos em tecnologia e a proximidade com as cidades de Santos, São José dos Campos e Paulínia, onde estão importantes polos petroquímicos”, avalia Werner Stripecke, diretor do Sistema Fiesp/Ciesp no Alto Tietê.

“Essa notícia também abre perspectivas para a diversificação da indústria regional num momento em que o setor produtivo enfrenta dificuldades de competitividade e a desindustrialização é uma ameaça cada vez mais próxima”, acrescenta o executivo.
O programa NAGI PG é desenvolvido pela Fiesp/Ciesp em parceria com a Universidade São Paulo (USP), e com apoio financeiro da Finep (Financiadora de Projetos) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta é capacitar, até 2014, um total de 200 pequenas e médias indústrias paulistas, com o objetivo de fazer com que estas empresas implantem a cultura da inovação, e desenvolvam e forneçam seus produtos para a cadeia de petróleo e gás.

“A projeção é de que o setor de petróleo e gás alcance 20% do PIB nacional entre 2013 e 2017, período para o qual está previsto um investimento de 450 bilhões de dólares. Isso abre oportunidades para várias empresas, que devem aproveitar o momento”, observa Sérgio Ojima, gerente da Diretoria de Infraestrutura do Ciesp São Paulo.

Apesar da meta principal do NAGI PG ser a preparação das empresas para se tornarem fornecedoras das grandes subsidiárias do setor de petróleo e gás, o programa também capacitará as indústrias para outros mercados.

“As empresas passarão a contar com profissionais treinados para a inovação e estarão aptas para buscar outras oportunidades também”, destaca Egídio Zardo Junior, do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp (Decomtec) e coordenador do NAGI.

Comemoração
O Dia da Indústria (25 de maio), será comemorado pelo Alto Tietê neste sábado com uma programação especial no Sesi de Suzano. Das 9 às 16 horas serão desenvolvidas atividades de esporte, lazer e saúde com empresários, trabalhadores da indústria e familiares. A programação contempla testes de glicemia e pressão arterial, avaliação física, caminhada orientada, clínicas esportivas, recreação e cinema, entre outras atrações.

O Sesi Suzano fica na Avenida Senador Roberto Simonsen – 550, no Jardim Imperador.