01/07/15 15h08

No segundo semestre, Sorocaba deve receber maior hangar da AL

Com 25 mil m2, a estrutura será da GWI Real State. Valor não foi divulgado

Jornal Cruzeiro do Sul

O Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, deve inaugurar mais um hangar no segundo semestre. O novo investimento é da empresa GWI Real State, que atua no setor imobiliário e de capital financeiro. De acordo com o secretario de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de Sorocaba, Geraldo Almeida, este deve ser o maior hangar da América Latina, com cerca de 25 mil metros quadrados ¬ o hangar da Embraer no aeroporto, por exemplo, mede 18 mil mD. O investimento também é importante para o aeroporto, que aguarda pela internacionalização, e a economia local, aponta o secretário.

Embora não forneça maiores informações, a assessoria da GWI Real State confirma o investimento no aeroporto localizado em Sorocaba. A expectativa é de que o novo espaço, dedicado à aviação executiva, seja inaugurado em agosto deste ano. O hangar da GWI deve funcionar nos mesmos moldes daquele que foi inaugurado pela Global Aviation em 15 de junho. Com isso, deve oferecer aos clientes os serviços de hangaragem, atendimento de pista, administração de aeronaves, propriedade compartilhada, venda e aquisição de aeronaves e táxi aéreo, para voos nacionais e internacionais.

Segundo o secretário Gemido Almeida, o investimento dessas empresas ocorreu porque Sorocaba é a melhor opção, devido à saturação dos aeroportos de São Paulo. Ele comemora o fato de que, das empresas fabricantes de aviões executivos, apenas a francesa Bombardier não está no Bertram Luiz Leupolz. No local, já estão instaladas, com centro de manutenção, a brasileira Embraer, a também francesa Dassult e a norte-¬americana Gulfstream. "Quando você tem essas empresas, começam a chegar as grandes fornecedoras", avalia.

Internacionalização

Os investimentos das empresas de aviação executiva, por outro lado, são um reforço à luta pela internacionalização do aeroporto de Sorocaba, atesta Geraldo Almeida. Segundo ele, uma carta de intenção solicitando essa mudança está nas mãos de responsáveis em todos os órgãos necessários. "O aeroporto é o primeiro da fila da nova política de internacionalização", conta. Conforme o Daesp, o processo de internacionalização do aeroporto de Sorocaba está em estudo no grupo criado pela Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias (Conaero), do governo federal, que definira as diretrizes para a internacionalização de aeroportos no País.

Sobre a construção da torre de controle ¬ necessária para a mudança do aeroporto ¬, o Daesp informa que os serviços estão em sua primeira etapa e foram iniciados em abril deste ano com conclusão prevista em 18 meses. O investimento é de R$ 13,8 milhões.