01/12/13 13h00

Norac inaugura em Ibiúna primeira fábrica brasileira

Assessorada pela Investe SP, empresa francesa vai produzir sanduíches naturais e saladas prontas para o consumo com a marca Ateliê do Sabor

produtores locais da região de Ibiúna. A maior parte dos ingredientes industrializados como frios, queijos e laticínios também virão de indústrias do Estado de São Paulo.

O presidente da empresa no Brasil, Bertrand Chambert-Loir, destaca a importância da indústria alimentícia de São Paulo na decisão da Norac de instalar a fábrica no Estado. Segundo ele, a oferta de hortaliças da região de Ibiúna foi fundamental para a escolha da cidade, pois toda a produção da empresa é baseada em ingredientes frescos. Chambert-Loir também apontou a mudança de cultura alimentar dos brasileiros como um fator essencial.

“Na França, somos especialistas em comidas prontas e saudáveis. Identificamos que no Brasil, especialmente em grandes cidades como São Paulo, as pessoas estão mudando seus hábitos de consumo, preocupando-se mais em ter uma alimentação saudável e prática ao mesmo tempo. São cada vez mais mulheres trabalhando, mais gente passando mais tempo no transporte público e com pouco tempo para comer. E como São Paulo é o maior centro urbano do País, quisemos vir para cá primeiro”, explica.

Quanto à possibilidade de expansão dos negócios da Norac no Brasil, o executivo faz um paralelo com a presença da empresa em seu país natal. “Só na França, um país com cerca de 60 milhões de pessoas, temos cinco fábricas. Imagino que para o Estado de São Paulo, que tem 42 milhões de habitantes, uma fábrica dificilmente será suficiente”, afirma.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Ibiúna, Carlos Marques, e o cônsul-geral da França em São Paulo Damian Loras também estiveram presentes na cerimônia de inauguração da nova planta. “As empresas francesas investem diretamente no Brasil muito mais do que exportam para cá, criando valor agregado e empregos. Hoje é grande dia para os dois países, porque estamos fortalecendo ainda mais nossas relações”, disse Loras.

Sobre o grupo Norac
A Norac é um grupo Francês que foi fundado em 1989. Possui atualmente 13 subsidiárias que manufaturam e vendem alimentos nos setores de padaria, petiscos, lanches naturais e saladas prontas para o consumo.

Seus produtos são principalmente vendidos no varejo, em locais que vendem comida rápida e portátil (chamadas de on-the-go, na Europa), como postos de gasolina, estações de trem, cafés e parques. São alimentos saborosos, práticos e seguros para serem comidos “quando, como e onde você quiser”, como diz o lema da empresa.  

O grupo possui diversas marcas, cujos produtos são adaptados ao público a que atendem. Os produtos Dessaint, Daunat, La Boulangére, Le Ster e Whaou! são distribuídos em subsidiárias na Espanha e em Portugal e por parceiros em outros sete países. A Norac também tem uma fábrica no Marrocos, com a marca Sudaphi. A brasileira será a segunda da empresa fora da Europa.