12/01/22 11h54

Nova Odessa participa de Pesquisa de Percepção do Turismo no Estado

Tribuna Liberal

Pela segunda vez, o Ciet (Centro de Inteligência da Economia do Turismo) da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo realiza a Pesquisa de Percepção do Turismo. A pesquisa pode ser respondida até a última sexta-feira do mês de janeiro (28/01), podendo ser acessada através do link https://forms.gle/9XcPbZWBFDo97T6j8.

Nessa pesquisa, serão envolvidos 395 municípios, que englobam 70 estâncias turísticas, 140 MITs (Municípios de Interesse Turísticos) e 185 cidades das 49 Regiões Turísticas – incluindo a cidade de Nova Odessa, que faz parte da Região Turística Bem Viver (formada ainda pelas cidades de Americana, Campinas, Elias Fausto, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia).

“Estes levantamentos são fundamentais para que tanto o Governo do Estado quanto os municípios paulistas possam atualizar seus bancos de dados e criar novas políticas que favoreçam a população e os empreendedores do Setor Turístico, tanto da cidade quanto de cada região”, comentou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

Segundo Carlos Eduardo Pinotti Jr, responsável pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Nova Odessa, “é muito importante que as pessoas peguem 5 minutos de seu tempo para responder a esse questionário, para que possamos ajudar a impulsionar o Turismo de Nova Odessa, fazendo com que ele traga mais benefícios para a população e para os nossos empresários”.

“Desde o ano passado estamos mapeando alguns locais que sejam potenciais pontos turísticos na cidade, e para planejar nossas ações as respostas dessas perguntas vão nos ajudar muito”, complementou Cadu.

TURISMO

A equipe técnica da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo de Nova Odessa, vinculada à Diretoria de Cultura, vem trabalhando junto à Região Turística Bem Viver para explorar cada vez mais os pontos mais fortes e tradicionais na cidade. A ideia é que não só a população novaodessense desfrute desses espaços, mas que outras regiões tenham a curiosidade de visitar a cidade.

Nova Odessa possui pontos de interesse turístico reconhecidos em escala nacional e até internacional. Um deles é o Instituto Plantarum, considerado o maior Jardim Botânico privado da América Latina em número de espécies. Há também o Kartódromo Internacional de Nova Odessa, que já no nome mostra sua grandeza, oferecendo aos fãs da prática do kartismo uma vasta infraestrutura, levando o título de maior kartódromo do mundo.

Outros locais incluem a histórica região da Fazenda Velha, onde está a 1ª Igreja Batista erguida por imigrantes da Letônia, o Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa, a Estação Ferroviária e o Centro Cultural Herman Jankovitz, um prédio histórico do Centro da cidade que seria a Biblioteca Municipal, e que está passando por um extenso processo de restauração.

A também histórica Fazenda do Estado, sede do IZ (Instituto de Zootecnia), já está tendo seu potencial turístico estudado atualmente por sua diretoria, com apoio da Prefeitura. Está sendo discutida também a criação de uma “Rota Gastronômica” para a Região Turística Bem Viver.

fonte: https://tribunaliberal.com.br/?p=58057