29/01/09 11h20

Novartis cresce 5% no Brasil em 2008

Gazeta Mercantil – 29/01/2009

A Novartis cresceu 5% no Brasil em 2008, encerrando o ano com vendas líquidas de R$ 1,81 bilhão (US$ 989 milhões). Os medicamentos inovadores continuam se destacando, respondendo por 77% do total da empresa no País. A divisão cresceu 7% em relação a 2007, alcançado a participação significativa nos principais mercados em que atua (hipertensão, 12,7% antidiabéticos orais, 13,8%, antiinflamatórios tradicionais, 11,4% e alzheimer, 48,6%). O destaque ficou por conta dos medicamentos de oncologia, que tiveram 16% de aumento nas vendas em relação ao ano anterior. Com o bom desempenho da divisão Pharma, a Novartis Brasil se mantém na liderança do mercado farmacêutico brasileiro, com 5,81% de participação, segundo o IMS Health, instituto que audita o setor. Já a divisão Sandoz, de genéricos, obteve um aumento de 23% nas vendas, enquanto a Consumer Health teve queda de 27% devido ao impacto causado pela venda, em 2007, das unidades Gerber e Medical Nutrition. Vacinas e Diagnósticos, a divisão mais recente da empresa, ainda não está contabilizada no balanço financeiro. Dentro dessa área, a empresa informa que construirá uma fábrica de vacinas em Pernambuco. Será a primeira unidade de vacinas da Novartis na América Latina, e reafirma a importância do País na estratégia global da empresa.