01/12/14 14h26

Novo impulso internacional consolida força de Viracopos

Aeroporto de Campinas inicia amanhã agenda múltipla de voos para o Exterior

Correio Popular - Campinas

A partir deste domingo (30), a Aeroportos Brasil Viracopos começa a operar os voos internacionais de passageiros no Píer A do novo terminal de passageiros. O voo inaugural será a rota realizada pela portuguesa TAP entre Lisboa e Campinas. A aeronave vai pousar vinda da Europa às 19h e deve decolar com destino ao Velho Continente às 23h10.

Desde outubro, o Píer A do novo terminal abriga, em fase de teste, cinco voos domésticos operados pela Azul Linhas Aéreas. No último dia 19, as operações que atendem mercados como Rio de Janeiro (aeroportos Santos Dumont e Galeão), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) foram transferidas para o Píer C.

O Píer A já havia recepcionado voos internacionais e domésticos durante a Copa do Mundo do Brasil, realizada entre os meses de junho e julho deste ano. Mas, na ocasião, as operações eram apenas dos voos de delegações de sete seleções de futebol.

A concessionária que administra o aeroporto informou que amanhã partirá o primeiro voo para os Estados Unidos operado pela Gol. Desde de julho deste ano, a companhia aérea faz a rota Viracopos até Miami, com uma escala em Santo Domingo, na República Dominicana.

A TAP já opera o voo entre Viracopos e a capital portuguesa há mais de quatro anos. A companhia informou ontem por meio de nota que "a partir de amanhã (hoje), o novo terminal do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, entrará em operação. E a TAP será a primeira companhia aérea a utilizá-lo. Os voos da TAP partem todas as terças-feiras e sábados às 23h10 de Viracopos e chegam às 11h em Lisboa, horário local" .

O presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster, afirmou que os testes realizados com os voos domésticos no Píer A do novo terminal foram bem sucedidos. "Os testes no novo terminal começaram em outubro e não foi registrado nenhum problema" , comentou.

"A TAP apostou no aeroporto em um momento de transição e decidimos celebrar o início das operações internacionais do Píer A do novo terminal com um voo da companhia" , disse. O presidente da concessionária detalhou que amanhã deverá ter início o voo para Miami operado pela Gol. A rota começou em julho deste ano e até agora partia do terminal antigo.

Küster comentou que todos os testes foram realizados para garantir que o Píer A terá condições de atender às necessidades das companhias aéreas e dos passageiros. "A transferência das operações do antigo para o novo terminal será feito em um soft open, ou seja, de maneira gradual. O processo deve ser finalizado até março do próximo ano" , ressaltou.

O presidente da concessionária salientou que inovações tecnológicas permitirão que as companhias compartilhem os check-in. "Os passageiros já terão à disposição free shop e restaurantes. Assim como as companhias aéreas, as lojas também serão transferidas gradativamente" , afirmou. Ele disse que os passageiros serão surpreendidos nos primeiros dias da operação do novo terminal. Uma das surpresas será um brunch oferecido pela concessionária aos viajantes.

Küster lembrou que durante esta semana novos operações internacionais terão início no Píer A. Na segunda-feira, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras lança a rota entre Campinas-Fort Lauderdale/Miami. No dia 15, a companhia, criada pelo empresário norte-americano David Neeleman, irá voar de Viracopos para Orlando.

Na próxima terça-feira, será a vez da American Airlines oferecer o voo Campinas-Nova Iorque. A empresa começará no dia seguinte a rota Viracopos até Miami. A Copa Airlines iniciará em 11 dezembro o voo diário entre Campinas e a Cidade do Panamá.