20/08/08 14h15

Novos shoppings correm atrás de lojistas

Valor Econômico – 20/08/2008

O departamento comercial das quatro empresas de shopping centers listadas na Bovespa - Iguatemi, BR Malls, Multiplan e General Shopping - está suando a camisa neste momento atrás de lojistas e operações de varejo para preencher os novos empreendimentos que estão sendo construídos. Vários deles - 17 no mínimo - serão inaugurados entre 2009 e 2010. A compra de shoppings existentes é o meio mais rápido de crescer e engordar as receitas. Mas o retorno sobre o capital investido pode ser muito maior nos shoppings construídos. O destaque agora são os projetos a partir do zero. Escolhidos os projetos, o que está em jogo é a capacidade das empresas de atrair os melhores lojistas para esses novos templos do consumo, fator que será crucial para a rentabilidade dos empreendimentos. E disputa entre as empresas para conseguir as melhores operações é o que não falta. Tanto a Multiplan quanto a Iguatemi anunciaram que irão construir novos shoppings em Brasília - o empreendimento da Multiplan abre em novembro de 2010 e o da Iguatemi em setembro de 2009. As duas também vão se enfrentar em Ribeirão Preto, onde ambas irão construir empreendimentos. Até o fim de 2009, o grupo Multiplan abrirá vagas para mais de 800 lojas nas novas áreas disponíveis tanto nos empreendimentos que estão passando por expansões, como o BH Shopping em Minas Gerais e o Anália Franco em São Paulo, quanto nos dois shoppings que já estão em fase de construção. Um deles, o Shopping Vila Olímpia, será aberto em maio de 2009 na cidade de São Paulo e disputa operações de varejo com o JK Iguatemi, que será inaugurado em outubro de 2010, numa área bem próxima. O JK terá espaço para 240 lojas. Os números divulgados pelas empresas no segundo trimestre, porém, indicam que não tem sido muito difícil encontrar inquilinos para os novos empreendimentos. O varejo mantém-se otimista em relação ao consumo nos próximos anos. Muitas lojas "âncoras" - marcas que atraem público, como a Americanas, Renner, Riachuelo, C&A - planejam elevar o ritmo de expansão em 2009 e estão contratando espaço nos novos shoppings. "Existe uma demanda reprimida, em especial nas classes B e C. Todas as principais redes aceleraram o seus projetos de expansão em 20% ou 30% (em relação a 2006 e 2007) e a procura por espaço nos empreendimentos que serão abertos em 2009 tem sido grande", afirma Alessandro Veronezzi, presidente da General Shopping Brasil (GSB), que irá inaugurar dois shoppings no ano que vem, o Sulacap, no Rio, e Barueri, em São Paulo.