24/11/22 11h35

Número de startups cresce 9,5% na região de Ribeirão Preto

Mapeamento do Ecossistema de Inovação, elaborado pelo SUPERA Parque, aponta 321 empresas inovadoras na Região Metropolitana, 287 somente em Ribeirão Preto

Prefeitura de Ribeirão Preto

Estudo elaborado pelo SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, divulgado nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, apresenta a composição do ecossistema de inovação tecnológica nas 34 cidades que abrangem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto. O número de startups em Ribeirão Preto e região, representando 21 diferentes segmentos, cresceu 9,5 % desde 2021, totalizando, 321 empresas inovadoras de base tecnológica. Em Ribeirão Preto, são 287 startups. 

O Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Ribeirão Preto revela 102 novas startups adicionadas desde a última divulgação do estudo. Os segmentos mais comuns entre as startups que adentraram no mapeamento são o Agritech, Healthtech, Tech, Foodtech e Biotech. Neste estudo também foi possível observar que 93% das startups se encontram na cidade de Ribeirão Preto. 

“Este levantamento é um poderoso instrumento para a atração de investimentos, parcerias e talentos para Ribeirão Preto e região, pois permite identificar as oportunidades existentes, além de mostrar a força e a velocidade do crescimento das startups”, explica Eduardo Molina, secretário de Inovação e Desenvolvimento. 

O trabalho realizado anda em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, prevista pela Organização das Nações Unidas (ONU), uma vez que materializa informações para facilitar o acesso à ciência, empreendedorismo, tecnologia e inovação, além de trazer uma grande fotografia das potencialidades regionais. 

A região tem se destacado como um importante polo de inovação e tecnologia, principalmente na área da saúde e do agronegócio. Na área da saúde conta com um grande cluster composto por um parque industrial forte, universidades de ponta, concentração de startups, diversos hospitais de referência, Hemocentro, Centro de Tecnologia em Células Car-T, unidade Embrapii para descoberta e desenvolvimento em fármacos e escritórios do Butantan e da Fiocruz-SP. Na área do agronegócio há fortes conexões com a academia e startups, por parte de empresas que buscam desenvolver a inovação aberta, além de grandes eventos, como a Agrishow e a Fenasucro. 

Metodologia do mapeamento 

O mapeamento foi realizado pela equipe dos Estudos Setoriais do Supera Parque, a partir de bases de dados de mapeamentos anteriores e de divulgação na mídia de formulário de cadastro. 

Foram enquadradas no estudo as startups e empresas jovens de base tecnológica, com página ativa na web (site, Linkedin, Instagram ou Facebook) ou que estão em portfólio de aceleradoras e incubadoras de startups. Outro filtro do mapeamento foi a exigência para que as empresas participantes estivessem localizadas em pelo menos um dos municípios da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. 

Os dados completos do estudo, com a relação das startups e seus setores de atuação e grau de desenvolvimento, podem ser acessados através do link. 

fonte: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/noticia/numero-de-startups-cresce-95-na-regiao-de-ribeirao-preto