16/09/08 10h56

Nutrin retoma plano de aquisições

Valor Econômico - 16/09/2008

A Nutrin, empresa de refeições coletivas de Americana (SP), tem planos ambiciosos para os próximos três anos. Pretende deixar a imagem de marca regional e conquistar o status de companhia nacional, além de triplicar seu faturamento. O objetivo é passar dos R$ 100 milhões (US$ 51,8 milhões) obtidos em 2007 para algo entre R$ 300 milhões (US$ 184 milhões) e R$ 350 milhões (US$ 214,7 milhões) em 2011. A companhia planeja posicionar-se atrás apenas das quatro grandes do setor, GRSA, Gran Sapore, Puras e Sodexo, que estão numa faixa de faturamento bem superior, de R$ 700 milhões (US$ 429,5 milhões) a R$ 1,3 bilhão (US$ 797,5 milhões). Hoje, Graf calcula que a Nutrin esteja entre a sexta e a sétima colocação, num mercado que movimentou R$ 8,4 bilhões (US$ 4,4 bilhões) em 2007 e deve crescer 12% neste ano. Para avançar com rapidez, a empresa voltou a considerar aquisições. O setor é bastante pulverizado. Além de 100 companhias com forte atuação, há aproximadamente 1,9 mil micro e pequenas empresas em funcionamento, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (Aberc). Outra prioridade estabelecida por Graf é a implantação de um centro de distribuição (CD), para diminuir a vulnerabilidade diante da oscilação dos preços das matérias-primas. Em vez de feitas em cada restaurante corporativo por um grupo de empresas diferentes, boa parte das entregas se concentrará no CD, o que permitirá reduzir o número de fornecedores espalhados pelo país (hoje são 600). O projeto será implementado ao longo de seis meses em conjunto com um parceiro na área de logística. A redução de fornecedores deve ser de 13% até o fim do ano e de 30% ao término do processo. A empresa também está investindo em treinamento, no desenvolvimento de pratos - para dar novo uso a ingredientes como a soja -, e na revitalização dos restaurantes, com alterações no layout e mobiliário. Este ano, estão sendo aplicados R$ 5,5 milhões (US$ 3,4 milhões), sem contar possíveis aquisições. Graf pretende concentrar as operações no negócio principal, descartando, num primeiro momento, a diversificação para o varejo, que a companhia estudava no início do ano. O foco está em conquistar grandes contas corporativas, aprofundando a presença nacional da companhia. Hoje, a Nutrin está em oito Estados, com 220 restaurantes e tem clientes como Colgate, Cargill, Melhoramentos e Schering. A empresa emprega 2,2 mil pessoas.