23/03/10 10h50

O Boticário estuda uma nova marca e canais de venda

Valor Econômico

A direção do O Boticário deu mais um passo no projeto de ampliação de suas áreas de atuação. Ontem, quando a empresa de perfumes completou 33 anos, foi anunciada a criação do Grupo Boticário, holding que abrigará, de início, duas unidades de negócios. Uma envolve a fabricação e venda de seus produtos na rede de franquias formada por 2.840 lojas. A outra vai trabalhar na identificação e desenvolvimento de oportunidades, com a empresa GKDS, criada recentemente. É estudado o lançamento de outra marca e não está descartada a venda direta com catálogo ou por meio do varejo tradicional.

Os sócios Miguel Krigsner e Artur Grynbaum mantêm os planos em segredo e garantem que há diversas possibilidades em análise. "Queremos antecipar o que vem pela frente", diz Krigsner, que preside o conselho de administração. Grynbaum, que cuida da parte executiva, conta que recebeu orientação para preparar o crescimento da empresa. Segundo ele, a criação do grupo tem por objetivo separar as coisas, para não prejudicar a marca-mãe. O grupo nasceu com uma logomarca própria, colorida e com nova tipografia. A GKDS foi montada com profissionais que atuaram em empresas rivais, como Avon e Natura.

Grynbaum fez uma retrospectiva de 2009, considerado um exercício difícil, e confirmou a previsão que havia feito em dezembro, de que se o movimento de compras no Natal fosse bom, o crescimento poderia chegar a 20%. "Começamos o ano falando em 16%, passamos para 18% e chegamos a 20,2%, enquanto o mercado cresceu 14,4%", disse. Com isso, o faturamento da fabricante chegou a R$ 1,25 bilhão (US$ 634,5 milhões). Para 2010 ele espera repetir o desempenho e crescer mais 20%. Questionado se os primeiros meses foram bons, ele responde que ficaram "em linha" com o planejamento. Em 2009, a empresa investiu R$ 150 milhões (US$ 76,1 milhões) em ampliação da estrutura, pesquisa, novos produtos e marketing. Para 2010 estão previstos mais R$ 130 milhões (US$ 72,2 milhões), sendo cerca de R$ 60 milhões (US$ 33,3 milhões) na renovação do patrocínio do programa semanal de televisão "Fantástico", da Rede Globo.

Sobre os novos planos, Grynbaum disse que a construção de um centro de distribuição em Registro (SP) e a ampliação que está em andamento na fábrica, em São José dos Pinhais (PR), vão atender ao O Boticário. Descartou que as alterações na estrutura e a adoção de melhores práticas de governança corporativa contemplem abertura de capital e lançamento de ações, que não estariam previstas "nem no curto e nem no médio prazo". Em 2009, a fábrica da empresa produziu 104 milhões de unidades - em 2008 a produção chegou a 91,7 milhões. O aniversário de 33 anos marca a data de abertura de uma farmácia de Krigsner em uma rua do centro de Curitiba.