28/05/08 16h17

O Boticário investirá US$ 9,1 milhões em 2008

Valor Econômico - 28/05/2008

Diferentemente de suas concorrentes que investem cada vez mais em produtos cosméticos com apelo ecológico, O Boticário opta por vender produtos que ofereçam benefícios resultantes de investimentos tecnológicos. O novo presidente da empresa, Arthur Grynbaum, diz que "a nossa imagem de empresa ligada à natureza não se refere exclusivamente ao produto que vendemos (como faz a Natura) e sim às ações de responsabilidade ambiental e social que promovemos". Neste ano, O Boticário planeja investir R$ 15 milhões (US$ 9,1 milhões) em programas de responsabilidade ambiental e social. A cifra representa um aumento de R$ 2 milhões (US$ 1,2 milhão) em relação ao ano passado e R$ 5 milhões (US$ 3 milhões) a mais quando comparado a 2006. "Do total que investimos cerca de 70% vai para programas ambientais e o resto para ações sociais", disse Grynbaum. Pesquisa realizada pela Troiano Consultoria de Marca com 2 mil pessoas no Paraná, onde a empresa tem fábrica, mostra O Boticário como uma das empresas mais lembradas no que diz respeito à responsabilidade ambiental e social. O sócio da Top Brands Consultoria de Marca, Marcos Machado, lembra que as últimas campanhas de comunicação de O Boticário reforçam questões emocionais, ligadas a comportamento, o que poderia desvincular a imagem da empresa como companhia com apelo ecológico. A tese de Machado pode ser comprovada pelas campanhas de O Boticário, que substituiu em 2005 os slogans relacionados à natureza para uma frase direcionada ao comportamento da mulher.