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O grande salto da General Shopping

O Estado de S. Paulo - 17/09/2008

No final da década de 80, a família Poli Veronezi, de Guarulhos (SP), tomou uma medida dura para salvar seu negócio. A loja que vendia de ferramentas a eletrodomésticos, no centro da cidade, sofria com o achatamento da renda da classe média. Para tentar fugir da crise, o empreendedor Antônio Veronezi, ao lado dos filhos Alessandro e Victor Veronezi, então adolescentes, transformou o tradicional magazine em um shopping popular, dividindo e vendendo os espaços para diferentes lojistas. A mudança ajudou a empresa a sobreviver. Porém, mais do que isso, foi decisiva no futuro do negócio. As classes C e D, nicho em que os Veronezi investiram naquela época - por pura falta de opção, como eles mesmo admitem -, são hoje as mais cobiçadas pelos empresários. E foi com base nelas que os empreendedores paulistas ergueram em duas décadas uma das maiores redes de shopping centers do País. "O que era desafio virou vantagem competitiva", acredita Alessandro Veronezi. Em 1998, após receberem o bastão do pai, fundaram o Internacional Shopping, também em Guarulhos. O empreendimento é hoje o quarto maior do País em área bruta locável (ABL). À época, Alessandro e Victor tinham, respectivamente, 26 anos e 24 anos. O Internacional Shopping fez o negócio dar um salto. O conhecimento empírico das classes C e D e a experiência no varejo foram transformados em método matemático, que fundamenta todas as decisões do grupo. No Internacional, uma equipe de economistas e estatísticos mapeou hábitos de consumo da população local. Com base nisso, foram escolhidas as melhores lojas para atender às demandas. Só depois a primeira parede foi erguida. Segundo Veronezi, a estratégia resulta em um nível de ocupação de lojistas mais alto. Em julho do ano passado, a General Shopping (que reúne todos os empreendimentos do grupo) fez sua abertura de capital na Bolsa de Valores, a exemplo de outras três grandes empresas do setor. Após a captação de R$ 286 milhões (US$ 175,5 milhões), o grupo fez sete aquisições, passando de cinco para 12 shoppings. Até 2010, serão inaugurados mais cinco novos empreendimentos.