27/06/08 11h19

O marketing das "quentinhas" desperta a fome por lucros

Gazeta Mercantil - 27/06/2008

Euclides Faria, publicitário, era sócio de uma empresa de outdoor em São Paulo. Com a Lei Cidade Limpa, que limitou a utilização dessa mídia, ele se viu obrigado a buscar alternativas de negócios. A experiência adquirida nesse ramo lhe mostrou que, embora a mídia exterior tenha sido restringida na capital paulista, a comunicação segmentada é uma realidade que continua a despertar interesse. Foi assim que ele e mais três sócios - dois dos quais também oriundos da mídia exterior - farejaram bons lucros numa atividade inusitada no marketing: comercializar espaço publicitário da tampa de pizzas. O nome do empreendimento: Disk Mídia Publicidade. Um ano depois da abertura da companhia, a primeira fornada de resultados começa a aparecer. Com 11 funcionários, a empresa comercializa publicidade em 500 mil embalagens de pizzas por mês, envolvendo cerca de 50 mil pizzarias em diferentes regiões do Brasil. Entre os clientes da empresa estão Fiat, Bradesco e Sky. A Disk Mídia não paga nada às pizzarias com as quais mantém parceria comercial. A contrapartida é que os estabelecimentos deixam de arcar com o custo das embalagens, estimado entre 10% e 20% do preço da pizza. Se a Disk Mídia aposta na caixa de pizzas, a Net Movies deposita suas fichas nas embalagens de DVDs. A empresa, um portal de locação de filmes que só faz entrega domiciliar, vende espaço no envelope que acompanha o DVD alugado. No ano passado, a locadora - que conta com um acervo de 11 mil títulos - alugou 500 mil DVDs e teve um crescimento de 100% em assinaturas ativas. A NetMovies atua na Grande São Paulo, Campinas, Santos, São Vicente, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Entre os clientes da companhia estão Casa Flor, importadora de vinhos, a agência Age e o site Bolsa de Mulher. A tendência de utilização de mídias alternativas chegou às famosas "quentinhas", um outro nome para as conhecidas marmitas. Esse mercado movimenta mais de 100 milhões de unidades por mês em todo o Brasil - quando somadas as embalagens com tampas de papel e tampas de alumínio. Os copos de refrigerante nas sessões de cinema também tornaram-se meio de comunicação com o consumidor. Por meio da empresa americana LidRock - que no País atua está sob o guarda-chuva HowStuffWorks-, os copos de refrigerante comercializados com exclusividade pelo Grupo Severiano Ribeiro receberam um CD/DVD com conteúdos variados. O produto permite a customização, de acordo com os objetivos do cliente, que pode direcionar a comunicação, escolhendo em quais cinemas quer distribuir o LidRock (tampa plástica para copos descartáveis de refrigerantes que funciona como um estojo para CDs e DVDs), a quantidade e período de distribuição.