23/07/15 13h53

Obras da nova Escola Técnica de Sumaré devem começar nas próximas semanas

Governo estadual concluiu a licitação e vai investir R$ 7,59 milhões na construção da nova unidade no município; escola vai ser construída no Jardim Luiz Cia

Tribuna Liberal - Sumaré

A ETEC (Escola Técnica) de Sumaré começa, enfim, a sair do papel. O governo do Estado de São Paulo finalizou a licitação e vai investir RS 7,59 milhões na construção da nova escola, que ficará no Jardim Luiz Cia, região de Nova Veneza onde já funcionou o Sesi (Serviço Social da Indústria). As obras incluem a construção de um bloco administrativo e pedagógico, um ginásio de esportes, vestiários, cantina e portaria. A ETEC deve começar a funcionar em 2017 e terá capacidade para atender cerca de 1.000 alunos por período.

"Viabilizar a ETEC era um dos nossos compromissos de governo, considerando a grande necessidade de formação e qualificação profissional dos nossos jovens para o mercado de trabalho da nossa região, que é altamente competitivo. Esta obra, viabilizada por nossa gestão junto ao Governo do Estado, deve ser comemorada por todos os sumareenses, principalmente pelos nossos adolescentes e jovens que buscam uma formação profissional gratui[SOFT] ta e de qualidade. Este é um dos mais importantes investimentos já realizados na educação pública de Sumaré, que vem num momento em que a cidade e a região ganham novas empresas que utilizam alta tecnologia e demandam profissionais cada vez mais qualificados. É uma área na qual a cidade ainda é carente, então estamos comemorando muito esta conquista", disse a prefeita Cristina Carrara (PSDB).

De acordo com o Centro Paula Souza, o contrato com a empresa vencedora da licitação a Souza Pedro Engenharia e Construção deve ser assinado nas próximas semanas, após análise dos documentos exigidos e, então, será dada a ordem de serviço. A previsão é que o primeiro Vestibulinho seja realizado no segundo semestre de 2016 e, assim, as aulas devem ter início em 2017. A ETEC vai oferecer, inicialmente, os cursos técnicos de Química, Meio Ambiente, Logística e Eletrônica, a fim de atender a demanda por mão de obra capacitada das empresas locais. Além disso, a nova escola também disponibilizará ensino técnico integrado ao Ensino Médio. Serão até 12 classes por período, com capacidade para 40 alunos em cada sala.

Prometida há vários anos, a doação do terreno para a construção da unidade só foi efetivada pelo Município, ao Estado, em 2013. Sumaré é uma das únicas cidades paulistas com mais de 200 mil habitantes que ainda não possui uma ETEC.