06/08/09 10h05

Obras em rodovias amenizam queda do setor de máquinas

Valor Econômico

O otimismo entre os fabricantes de equipamentos utilizados em obras de infraestrutura ainda é discreto. Mas quando ele existe, diz respeito principalmente às vendas no mercado interno, que estão crescendo mês a mês e já indicam um ano mais forte do que o de 2007 em número de unidades, até então o segundo melhor ano da história do setor. Dois dos grandes fabricantes mundiais instalados no Brasil, Volvo e Caterpillar, creditam o bom momento do mercado nacional às obras nas rodovias, o que tem amortizado a queda de mais de 70% dos volumes exportados.

No primeiro semestre, conforme os dados da Abimaq (entidade que reúne o setor), as vendas de equipamentos rodoviários totalizaram 5.116 unidades, 23,8% menos que no mesmo período do ano passado, mas 16% maior que o registrado em igual intervalo de 2007. Nas exportações, o volume foi de 1.498 unidades. A categoria reúne máquinas como tratores de esteira, retroescavadeiras, pás carregadeiras e rolos compactadores, entre outros.

Yoshio Kawakami, presidente da Volvo Construction Equipment na América Latina, está confiante que durante o segundo semestre as vendas no mercado interno vão ser ainda melhores. O executivo explica que as novas condições de financiamento do BNDES, lançadas em conjunto com a prorrogação do IPI reduzido no começo de julho, aliadas aos investimentos das concessionárias de rodovias e à proximidade das eleições criam um cenário favorável às vendas dos equipamentos rodoviários. Sempre em relação ao primeiro semestre, o faturamento da Volvo no Brasil este ano chegou a R$ 91,4 milhões (US$ 49,4 milhões), baixa de 35% na comparação com o ano passado e alta de 7,9% sobre 2007.

Na Caterpillar, a maior fabricante de equipamentos em nível mundial, a percepção sobre o mercado interno é semelhante. Na opinião de Luiz Calil, presidente da subsidiária brasileira, a demanda por equipamentos menores acontece pela aplicação em obras de infraestrutura. Prova disso é que, nos números da Abimaq referentes ao primeiro semestre, o único equipamento que registrou vendas maiores na comparação com o ano passado foi o rolo compactador, muito utilizado em pavimentação. Sobre a primeira metade do ano passado, as vendas cresceram 26%, totalizando 548 equipamentos.

Apenas no Estado de São Paulo, os investimentos das concessionárias nas rodovias de janeiro a junho cresceram 32% sobre o mesmo intervalo de 2008, de R$ 447,7 milhões (US$ 242 milhões) para R$ 591,1 milhões (US$ 323 milhões). Os dados sobre os investimentos realizados neste ano nas rodovias federais não estão disponíveis. Mas, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nas sete rodovias federais concedidas em 2008 o investimento foi de R$ 747,8 milhões (US$ 404,2 milhões).