14/03/18 13h12

OCDE melhora previsão para economia global

Valor Econômico

As tensões comerciais ameaçam a melhor perspectiva de crescimento da economia mundial em sete anos, informou ontem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A entidade também alertou que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o Brexit, prejudicará a economia britânica.

Embora bem mais otimista que há poucos meses, a OCDE alertou que uma guerra comercial poderá ameaçar o panorama, e prevê que o crescimento do Reino Unido ficará abaixo do de todos os países do G-20 por causa das incertezas causadas pelo Brexit.

Ao atualizar as perspectivas para o G-20 (grupo das maiores economias do mundo), a OCDE elevou sua previsão de crescimento global para 2018 e 2019 para 3,9% - maior taxa desde 2011 - sendo que a estimativa anterior era de 3,6% para os dois anos.

A melhora da previsão se deve, em parte, às expectativas de que os cortes de impostos nos EUA estimularão o crescimento econômico do país, disse a OCDE.

A recuperação dos investimentos pelas empresas no mundo vai manter o crescimento do comércio global em cerca de 5% este ano, prevê a OCDE.

Porém, a entidade observa que a economia mundial está vulnerável a uma explosão de tensões comerciais depois que o governo Donald Trump impôs uma sobretaxa às importações americanas de aço e alumínio, medida que deverá levar a uma retaliação da Europa e outras regiões.