10/07/08 10h54

Outback muda visual para revigorar a marca

Valor Econômico - 10/07/2008

Quando abrir as portas de seu restaurante em Belo Horizonte, no próximo dia 29, o Outback Steakhouse vai estrear também o seu novo visual no país, seguindo a estratégia de renovação recém-adotada pelo grupo nos Estados Unidos. A tradicional decoração rústica lembrando o interior australiano, marca mais característica da rede em todo o mundo, não será abandonada, mas ganhará detalhes de sofisticação e leveza. Segundo Salim Maroun, vice-presidente da rede no Brasil, as mudanças acompanham quase que integralmente as inovações que estão sendo introduzidas nos restaurantes do Outback dos Estados Unidos, anunciadas no início de março, a fim de modernizar as unidades do grupo americano. As novidades poderão ser percebidas já na entrada da nova unidade de Belo Horizonte, localizada no Pátio Savassi, shopping center do grupo Multiplan situado no bairro Funcionários, região nobre da capital mineira. A porta que dá acesso ao salão do restaurante é de vidro, em vez da madeira usada em outros restaurantes. No interior, o balcão ganha cobertura de granito e novas luminárias, com motivos aborígines. As poltronas de algumas mesas passam a ter encosto estofado e, assim como as demais cadeiras, são decoradas por ícones australianos. A área do restaurante ganha novas cores: amarelo, preto e cereja. Imagens mais modernas com referência à Austrália complementam a decoração. Todos os novos restaurantes a serem abertos no mundo vão incorporar o novo visual. O Outback Steakhouse está presente em mais de 20 países, além do Brasil e Estados Unidos. A operação brasileira é resultado de uma joint-venture com o grupo americano, que divide o controle com os empresários Peter Rodenbeck, Mauro Guardabassi Martins e Maroun. O restaurante de Belo Horizonte é o 20º da rede no Brasil, que se soma aos de São Paulo (oito unidades), Rio de Janeiro (sete), Campinas, Porto Alegre, Brasília e Goiânia. Até o final do ano, outros dois serão inaugurados em Salvador e Ribeirão Preto. Dessa forma, o Outback encerrará 2008 contabilizando a abertura de cinco novos restaurantes no Brasil, com investimento de cerca de R$ 20 milhões (US$ 12,5 milhões), segundo Maroun. Para 2009, o Outback quer repetir esse mesmo ritmo de expansão. A localização das novas cinco unidades, cujo investimento unitário de implantação varia de R$ 4 milhões (US$ 2,5 milhões) a R$ 4,5 milhões (US$ 2,8 milhões), está em fase de prospecção.