12/01/10 11h25

PAC 2 do governo investirá em metrô e asfalto

Folha de S. Paulo

O presidente Lula reúne hoje os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Planejamento) para discutir o PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), que será lançado no primeiro semestre e terá investimentos previstos de 2011 a 2015. Os dois principais eixos da reedição do programa federal serão asfalto nas cidades, metrôs e investimento para a exploração do petróleo da camada do pré-sal.

Em 2007, o presidente rejeitara a proposta de incluir calçamento no PAC porque achava que os prefeitos iriam preferir asfaltar ruas a resolver problemas de esgoto. Agora, Lula acredita que é hora de asfaltar o país. Um integrante do governo disse que ainda há dúvida se serão priorizados os grandes centros urbanos ou pequenas cidades com menos estrutura e difícil acesso.

Quanto à infraestrutura, o governo quer priorizar a área de transporte urbano, com ênfase em projetos de corredores de ônibus e metrôs. Cinco capitais garantiram que, em conversas com o governo federal, já houve acerto: Belo Horizonte e Brasília, que querem ampliar a rede atual, Porto Alegre, Curitiba e Vitória. À exceção da capital do Espírito Santo, as outras quatro cidades tentaram emplacar a obra no PAC da Copa, que será lançado amanhã pelo governo, mas não conseguiram pelo alto custo dos projetos.

A segunda versão do PAC também contempla projetos de inclusão digital e investimentos em tecnologia voltados à exploração do petróleo da camada pré-sal, temas defendidos pela ministra Dilma. O ministro Paulo Bernardo nega que, com a nova edição do PAC, o governo irá engessar a futura gestão e, indiretamente, deixará um programa de governo para ser executado. Ele afirmou que a maioria das obras é de consenso e que, de qualquer forma, o atual governo tem que deixar pronto o Orçamento de 2011, primeiro ano do sucessor de Lula.