19/01/10 11h03

Pacote turístico para a Copa crescerá até 40%

DCI

A pouco mais de cinco meses para a realização de um dos maiores eventos do calendário esportivo mundial, a Copa do Mundo que acontecerá na África em junho, as operadoras de turismo brasileiras se preparam para um crescimento de até 40% em seus negócios, e já pensam em investimentos a médio e longo prazo para se estruturarem de modo a aproveitar a forte demanda por conta da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos 2016, que serão realizados no Brasil.

A empresa de intercâmbio CI é uma das mais otimistas, tanto que prevê um crescimento de 40% em suas vendas, este ano, puxado principalmente pelo bom momento vivido pelo setor desde o final de 2009, quando houve uma recuperação do mercado no pós-crise econômica. A operadora mira também os Jogos de Inverno no Canadá, de 12 a 28 do mês que vem. Outra operadora nacional, a Master Turismo espera aproveitar o bom momento vivido pela economia brasileira, para ampliar e investir em viagens corporativas e, assim, obter um aumento em seus negócios de 25% este ano.

A retomada gradual do poder de consumo dos brasileiros no segundo semestre do ano passado fez com que as operadoras de turismo fechassem o balanço de 2009 com certo otimismo, depois de um período de turbulências, devido a crise econômica que afetou o mundo em 2009, impactando diretamente no setor, e a gripe suína que gerou diversos cancelamentos de viagens. Agora, as empresas do ramo têm planos de apostar alto em parcerias e investimentos neste novo cenário do turismo brasileiro.

A agência GB Internacional pretende alcançar um crescimento de 25% este ano, e obter parcerias e investimentos externos para o crescimento da empresa e o fortalecimento dos serviços. Presidente da Associação Brasileira de Turismo receptivo internacional (BITO), Roberto Dultra, que é sócio da empresa, afirma que há perspectiva do segmento de atrair investidores externos, daqui a alguns anos.

"O setor de turismo está crescendo a passos largos. É necessário que as operadoras de turismo acompanhem este ritmo, e se preparem para oferecer serviços cada vez melhores." Com relação a investimentos externos e fusões, Dultra complementa: "estamos buscando parceiros e investidores para ampliar o foco dos nossos negócios, mas pensamos a médio e longo prazo, principalmente com a Copa do Mundo e as Olimpíadas que serão realizadas no Brasil", declarou ele, em entrevista exclusiva para o DCI.