18/05/22 13h08

Painel monitora 'reputação' de Olímpia e outras nove cidades turísticas do estado de São Paulo

Os dados são coletados através da Reviewpro, ferramenta utilizada por destinos, atrativos privados e meios de hospedagem, e mostram avaliações de visitantes, postadas no Google e Trip Advisor.

Diário da Região

O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, disponibilizou em seu site um novo painel sobre a reputação das 10 cidades selecionadas para serem monitoradas pelo órgão (Aparecida, Brotas, Campinas, Campos do Jordão, Eldorado, Ilhabela, Olímpia, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo Capital). Os dados são coletados através da Reviewpro, ferramenta utilizada por destinos, atrativos privados e meios de hospedagem, e mostram avaliações de visitantes, postadas no Google e Trip Advisor. 

De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, o objetivo do painel é acompanhar a opinião dos visitantes sobre a qualidade do produto turístico paulista e informar os resultados para que as cidades possam adotar providências, caso sejam necessárias e possíveis. A seleção dos municípios considerou os atrativos de cada local, incluindo turismo de lazer (praias e montanhas, com as cidades litorâneas, da Mantiqueira e mesmo Olímpia, conhecida pelos parques aquáticos), turismo de eventos e negócios (casos de Campinas e Ribeirão Preto), turismo religioso (sendo Aparecida o principal centro), e ecoturismo e aventura (caso do Vale do Ribeira, onde fica Eldorado). 

De grande valia para os gestores públicos e empresários do setor, o painel conta com uma avaliação geral da reputação mês a mês de cada cidade, permitindo vários cruzamentos, como comparativo anual, percentuais de manifestações positivas, neutras e negativas, incluindo os comentários e notas dos visitantes sobre os pontos turísticos de maior destaque em cada cidade, totalizando 99 atrativos dos 10 municípios. A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo informou que a criação desse painel é uma ação inédita, e que apesar de ser importante a inclusão de outros destinos, principalmente do Oeste do Estado, ainda não há previsão de ampliação para 2022. 

Olímpia no Ranking 

No consolidado de 2022, Olímpia registra 80,65% de avaliações positivas, 11,57% de opiniões neutras e somente 7,76% de comentários negativos. Segundo informou a Prefeitura da Estância Turística, este é o melhor desempenho da cidade desde 2018, quando a análise começou a ser feita, apresentando o crescimento e fortalecimento do município para o turismo. 

Conforme apontado pelos visitantes nas plataformas on-line nos últimos cinco anos, a “Experiência” vivida no destino, a “Localização” e o “Entretenimento” são os pontos de maior destaque de Olímpia. O painel monitora nove atrações turísticas da cidade, entre elas, o Museu do Folclore com 100% de opinião positiva; o parque aquático Thermas dos Laranjais, com 85,97% de aprovação; a Praia do Mirante com 84,9%; o parque Hot Beach com 79,31% de satisfação; e a Igreja Matriz de São João Batista, com 71,42%. 

Para o prefeito da cidade, Fernando Cunha, o resultado do monitoramento com aprovação média de mais de 80% dos visitantes é bastante satisfatório. Ele acredita que o painel servirá como um termômetro de análise dos principais fatores positivos e negativos a trabalhar para tornar o município cada vez melhor. “Temos vivido uma fase de crescimento da oferta dos atrativos e, por consequência, da visitação, o que se deve também em grande parte pela representatividade que a cidade ganha através da divulgação. Em um universo de 645 municípios paulistas, estarmos entre os 10 escolhidos para serem monitorados é uma conquista a ser celebrada porque mostra a importância de nossa cidade como polo turístico”, destaca. 

O principal ponto negativo apontado pelos turistas é em relação aos valores. Do total de reclamações, 23,77% foram sobre os preços. Opções de comida e bebida ocupam o segundo lugar. 

‘Orlando Brasileira’

Olímpia tem se destacado como um dos mais importantes polos turísticos do Estado de São Paulo. Considerada a “Orlando Brasileira”, a cidade conta com parques aquáticos e temáticos, além de uma ampla oferta de entretenimento que favorece novos investimentos na infraestrutura de hospedagem, gastronomia e lazer. 

O município abriga a 2ª maior rede hoteleira do Estado, possuindo atualmente mais de 34 mil leitos de hospedagem, com expectativa de ampliação para cerca de 40 mil leitos até 2025. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo, cerca de 8 mil pessoas trabalham formalmente no setor turístico, que beneficia indiretamente outras áreas, como construção civil e comércio. 

Com a população estimada em 55.477 habitantes, Olímpia carrega ainda o título oficial de Capital Nacional do Folclore, por realizar há quase 60 anos o Festival do Folclore. O evento, em agosto, reúne grupos de danças e manifestações culturais de todo o Brasil e um público de 150 mil pessoas em nove dias de evento. Apesar dos impactos da pandemia, o município manteve investimentos aquecidos no setor e somente neste ano, de janeiro a abril, já recebeu cerca de 1 milhão de turistas. 

Como consultar 

O Painel de Monitoramento da Reputação Online dos Atrativos Turísticos pode ser acessado no link www.turismo.sp.gov.br/monitoramento-reputacao-online-dos-atrativos-turisticos. De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, para atribuir nota, tanto no Google quanto no Trip Advisor, basta fazer um review (comentário acompanhado de nota nas plataformas online). O usuário pode avaliar com até 5 estrelas. A nota é a média dessas estrelas. (LV) 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/regiao/painel-monitora-reputac-o-de-olimpia-e-outras-nove-cidades-turisticas-do-estado-de-s-o-paulo-1.969652