02/01/19 14h06

País reduz a burocracia para abrir novos negócios

Valor Econômico

Nos últimos meses do ano passado, o Brasil alcançou uma redução no tempo médio para que empresários consigam abrir os seus negócios próprios, somando apenas cinco dias. Em 2017, esse tempo médio foi de oito dias. E o volume de empresas abertas em até três dias aumentou em 20% em 2018, segundo dados foram obtidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os números apontam que a diminuição dos prazos para negócios importantes para a economia foi possível graças às ações do novo portal Redesim, que foi inaugurado no início do ano passado e é uma parceria entre Sebrae e governo federal, com investimentos na ordem de R$ 200 milhões. Por meio de um site, os usuários podem fazer o acesso com uma única senha e acessar todos os sistemas relacionados à abertura de um negócio.

A Redesim foi criada em 2007 pela Lei nº 11.598 e é composta por diversos órgãos que integram o processo de registro e legalização de pessoas jurídicas. Atualmente, há mais de 3 mil municípios integrados com essa rede, abrangendo cerca de 85% das pessoas jurídicas ativas do país.

O novo portal permite uma consulta ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) tendo como base o nome da empresa. Desde julho de 2018, a Redesim contabilizou cerca de 8 milhões de acessos e uma nova versão da área dos usuários, que foi instalada em 10 de dezembro, recebeu mais de 350 mil acessos e 65 mil novos cadastros apenas nos primeiros quatro dias. "A expectativa é que a quantidade de usuários aumente ainda mais, à medida que novas simplificações sejam ofertadas à sociedade", informou o Sebrae.