16/04/09 10h13

Paladin investe no mercado popular

Valor Econômico - 16/04/2009

O fundo americano Paladin, que comprou a Inpar no fim do ano passado, dá um passo em direção ao mercado de construções populares no Brasil. Desta vez, escolheu uma operação ainda pequena, a construtora Altana, criada há apenas cinco anos e que atua nos mercados de São Paulo e Minas Gerais. As empresas formaram uma joint venture e investiram, juntas, US$ 30 milhões. O objetivo da parceria é desenvolver empreendimentos residenciais com unidades entre R$ 60 mil (US$ 27.3 mil) e R$ 130 mil (US$ 59.1 mil) e atender famílias com renda mensal média entre três e dez salários mínimos, justamente o público beneficiado pelo pacote habitacional do governo.

Com novo fôlego financeiro, a empresa sai de modestas 300 unidades por ano para cerca de 3 mil nos próximos dois anos. A Altana não revela quanto cada parceiro investiu no negócio, nem quem é majoritário. Em São Paulo, a empresa atua nas zonas Norte e Oeste, além de Osasco, Barueri, Carapicuíba e Cotia. Seu último lançamento foi na Freguesia do Ó, com apartamentos em torno de R$ 110 mil (US$ 50 mil). A corrida para abocanhar a demanda adicional que o plano habitacional irá gerar inclui desde as grandes de capital aberto até companhias menores e regionais. "Nosso foco é totalmente nesse segmento", diz Frederico Azevedo, diretor da Altana.