20/07/09 09h36

PanAmericano reforça crédito para empresas

DCI

Entrando com uma estratégia agressiva no crédito para pessoa jurídica, o banco PanAmericano - até então especializado em financiamento ao consumo -, espera conseguir um saldo em carteira de R$ 500 milhões (US$ 259,1 milhões) no segmento de pequenas e médias empresas até o fim do ano. Atualmente, a instituição possui apenas R$ 80 milhões (US$ 41,5 milhões) de estoque no segmento, contra um saldo total de R$ 8,8 bilhões (US$ 4,6 bilhões) ao fim do primeiro trimestre de 2009.

Para alcançar o objetivo, a instituição contratou um diretor de middle market, José Geraldo Dontal. "Com a medida da autoridade monetária que criou o Depósito a Prazo com Garantia Especial (DPGE), a instituição ficou com um caixa bastante agressivo para apostar no segmento", garante Dontal. Apesar de buscar ganho de espaço nesse mercado, o PanAmericano ainda deve ficar distante de bancos tradicionais do setor, como o Daycoval, que encerrou o primeiro trimestre com uma carteira de R$ 3,5 bilhões (US$ 1,8 bilhão), ou do Bic Banco, que encerrou o período com R$ 7,3 bilhões (US$ 3,8 bilhões) em carteira.

Em um período em que o Banco Central ainda registra alta na inadimplência de empresas e queda no crédito, o PanAmericano quer crescer com segurança no setor. A estratégia da instituição será focar nos fornecedores das grandes empresas do País, como Vale e Carrefour, e em crédito com garantias. Últimos dados do Banco Central apontam uma queda de 0,5% no crédito para pessoa jurídica em maio, ante abril. Além disso, o BC registrou uma alta de 0,3 ponto percentual na inadimplência das empresas, a 4,5%.